Almanaque de Santo Antônio do Pinhal é lançado na FLIMA 2019

Releases | Águas da Mantiqueira
21.08.19

A Fundação Toyota do Brasil participa da FLIMA 2019. A segunda edição da Festa Literária Internacional da Mantiqueira acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP). A cidade será palco para o lançamento do Almanaque de Santo Antônio do Pinhal, uma obra de autoria da bióloga da conservação, taxonomista em plantas e coordenara de estudos em biodiversidade do Projeto Águas da Mantiqueira, Sueli Antônia Nicolau, que também é secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município.

O almanaque surgiu a partir do desafio de traduzir os diagnósticos obtidos com o Projeto Águas da Mantiqueira para a população local, a fim de conscientizá-la sobre a importância da biodiversidade que envolve a região da Serra da Mantiqueira. “O desafio é fazer com que o pinhalense conheça a importância do local em que habita. É necessário que o morador saiba que a Mata Atlântica ali presente é fundamental para a vida do planeta, uma vez que auxilia em diversas vertentes, como clima, água e até mesmo no turismo da cidade. O material objetiva mostrar os valores que a floresta proporciona aos habitantes. É um lugar especial que precisa de cuidados especiais”, diz Sueli, que conduzirá o workshop A Ciência e a Arte de Viver na Mantiqueira durante o evento. A oficina abordará a maneira de viver numa cordilheira que é reconhecida pela ciência como a oitava área mais rica em biodiversidade, com um dos maiores estoques de água mineral, e melhores climas do mundo.

O Projeto Águas da Mantiqueira trabalha pensando o território e levando em consideração todas as formas de vida que, por sua vez, precisam de alimento, espaço e água. A Fundação Toyota do Brasil e a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio) entenderam que, para difundir essa ideia, era necessário enriquecer a forma de comunicação com o público. “Para informar à população sobre a importância de evitar o desperdício deste bem tão precioso, que é a água, era necessário dispor de vários mecanismos, como o jornalismo, as redes sociais e, sobretudo, os livros. Por isso, a aposta no almanaque, que traduz, de maneira didática, toda a pesquisa realizada na Serra da Mantiqueira. É um presente que o público recebe em meio à FLIMA 2019”, afirma José Roberto Manna, coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira.

A Serra da Mantiqueira

Em 2017 foi anunciado o Águas da Mantiqueira, um projeto da Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio). A iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, realizada por 30 pesquisadores, visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável da cadeia montanhosa que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Trata-se de uma das maiores províncias de água mineral do mundo.

A festa

Aberta ao público gratuitamente, a FLIMA 2019 reúne oficinas, palestras, contação de história, mediação de leitura, performances e outras atividades para crianças, jovens e adultos. Além de receber dezenas de autores, jornalistas, intelectuais e artistas, o evento contará com 13 mesas de debates, dez destas são pagas e três com entrada franca, e uma peça de teatro. Os ingressos para a programação principal custam R$ 30 e R$ 15, inteira e meia entrada, respectivamente.

A ação literária acontece uma vez por ano, em Santo Antônio do Pinhal, um dos sete municípios paulistas que fazem parte da APA da Mantiqueira – Área de Proteção Ambiental. Neste ano, a FLIMA 2019, que tem curadoria do idealizador do projeto, Roberto Guimarães, homenageia o autor mineiro Luiz Vilela (Ituiutaba, 1942), um dos mestres do diálogo da literatura brasileira.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 10 anos, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011, o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 406 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!