APA Costa dos Corais conquista aprovação de plano de manejo

Releases
20.02.13

Investimentos na infraestrutura, capacitação de parceiros, formação educacional da população, além das atividades ambientais sustentáveis se tornaram ações reconhecidas por lei, na última semana, na Área de Proteção Ambiental Costas dos Corais, região que abrange oito municípios de Alagoas e três em Pernambuco. A partir da portaria nº 144, que oficializou a criação do plano de manejo para a área, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Fundação Toyota do Brasil e entidades parceiras, que já atuavam fortemente na área, conquistaram o reconhecimento e apoio do governo Federal para continuar com as práticas sustentáveis.

A medida estabelece normas que devem nortear o uso da área, o manejo dos recursos e ainda prevê o fortalecimento dos conselhos municipais de meio ambiente, das associações e organizações locais da sociedade civil, além da participação social em quase todas as suas ações.

“O plano de manejo é fruto de um trabalho que vem sendo realizado de forma efetiva, além de reforçar nosso compromisso com a comunidade em demonstrar a importância da conscientização em relação à preservação do meio ambiente”, afirma Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.

A elaboração do plano de manejo contou com a participação de entidades envolvidas em projetos locais, serviço público e sociedade civil. Estão entre eles colônias de pescadores, representantes das atividades turísticas, universidades, órgãos estaduais e federais de controle, cooperativas e associações locais.

Novas parcerias

De acordo com o diretor-presidente, o apoio do Governo Federal vai facilitar a criação de novos projetos e ações, contribuindo para a região e comunidade local. “Esse importante passo vai promover a realização de novas parcerias, acordos de cooperação e financiamentos futuros externos, garantindo a continuidade de nossas atividades e nossos objetivos”, completa.

Unidades de Conservação

As atividades sustentáveis serão realizadas por meio das Unidades de Conservação, áreas criadas pelo governo Federal, que asseguram o uso dos recursos naturais de forma racional e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. Além disso, as Unidades promovem à integração entre a vida econômica e social das comunidades vizinhas.

Mais sobre o Projeto APA Costa dos Corais

A Fundação Toyota do Brasil patrocina o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco, e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propicia ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas.

Para completar as ações com foco na preservação, o projeto também trata de questões socioeconômicas, como o ordenamento do turismo de baixo impacto, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!