Bióloga explica como retirou a arara-azul da extinção

Releases
07.04.16

Em comemoração aos sete anos de atuação da Fundação Toyota do Brasil, a entidade lançou um vídeo sobre o projeto Arara Azul, que explica como a renomada bióloga, Neiva Guedes, e sua equipe retiraram a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção depois de três décadas de trabalho.

Desenvolvido no Pantanal sul-mato-grossense, o projeto Arara Azul monitora aves que vivem em 713 ninhos, espalhados por 57 fazendas da região com apoio logístico da Fundação Toyota do Brasil, por meio de picapes Hilux 4×4, que chegam a áreas de difícil acesso, ampliando o monitoramento de ninhos do projeto. Os resultados positivos têm fortalecido o projeto. No fim da década de 1980, a arara-azul chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, estima-se mais de 5.000 aves no Pantanal. Em 2013, a Fundação Toyota financiou a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS).

“Eu comecei esse trabalho no Pantanal com as araras-azuis quando eu vi um bando de araras em uma árvore seca e foi quando eu soube que elas estavam desaparecendo e que não se tinha muitas informações a respeito delas. Naquele dia, eu tomei uma decisão de estudá-las, conhecê-las para que outras pessoas também tivessem a oportunidade de conhecê-las”, explica a bióloga.

Segundo a especialista, persistência é a palavra-chave. “Ao longo desses anos foram várias as dificuldades, mas nós somos muito persistentes. Continuamos trabalhando, realizando o manejo para que a condição de vida da espécie melhore e, consequentemente, aumente a sua população na natureza. Nunca desistam de uma causa. Tenham persistência. Só acreditando naquilo que você sonha, que você consegue realizar.”, finaliza Neiva, que é também professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp.

Apesar da conquista, os esforços continuam. A espécie ainda permanece na lista vermelha das espécies ameaçadas, elaborada pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), pois seu alto grau de vulnerabilidade exige cuidados especiais para a sua conservação na natureza.

Clique no link www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/araraazul/ para ter acesso ao vídeo e para baixar o conteúdo.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!