Cidade gaúcha recebe projeto cultural realizado pelo Ministério da Cultura e Toyota do Brasil

Releases
07.07.15

A banda Bidê ou Balde realiza encerramento do evento gaúcho A banda Bidê ou Balde realiza encerramento do evento gaúcho

A cidade gaúcha de Guaíba, no Rio Grande do Sul, receberá, pelo nono ano consecutivo, neste sábado, dia 30, o projeto Corpo e Alma, realizado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Toyota do Brasil. O evento, que acontecerá no Parque da Juventude, orla de Guaíba, das 10h30 às 22h, deve receber 12 mil pessoas e, ainda, contará com shows de encerramento das bandas Bidê ou Balde e Maskavo. A entrada é gratuita.

Incentivado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto também conta com o apoio do Banco Toyota e da Prefeitura Municipal de Guaíba (RS), por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e tem como objetivo incentivar a aproximação dos cidadãos em diversas manifestações locais, valorizando e impulsionando a cena artística da região.

Com foco na formação cultural, em especial das crianças, o Corpo e Alma oferece espaços de diversão e aprendizado sobre as artes por meio de atividades educacionais. Além disso, o projeto promove a geração de renda para o município com a contratação de fornecedores e prestadores de serviços locais.

As apresentações de dança tradicional gaúcha ficarão por conta dos Centros de Tradições Gaúchas “Darci Fagundes” e “Caudilho Guaibense” e as músicas clássicas e populares serão interpretadas pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. O projeto contará também com a atração teatral “Do Outro Lado do Buraco”, espetáculo apresentado mais de 150 vezes na capital e interior do Rio Grande do Sul.

Durante o dia, as crianças de Guaíba e região poderão participar das oficinas culturais que serão gratuitas e estarão abertas durante todo o evento. No Espaço do Mangá, técnica japonesa de desenho em quadrinhos, será ensinada pelos monitores as principais técnicas utilizadas pelos mangakás (nome dados aos autores de mangás). Já o Espaço do Conhecimento promoverá a reflexão sobre conceitos de reciclagem e uso consciente da água. E no Espaço da Música, a história dos instrumentos, sons e o surgimento dos movimentos musicais no Brasil será contada de forma interativa.

O rock gaúcho da banda Bidê ou Balde encerrará o festival junto ao reggae da Maskavo, grupo de Brasília que interpretará suas músicas de maior sucesso para animar o público.

O local do evento terá acesso para portadores de necessidades especiais e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, além de um posto médico e ambulância.

Neutralização de carbono

O Corpo e Alma tem o compromisso de neutralizar as emissões de dióxido de carbono, a partir da mensuração das emissões em todas as etapas de realização do evento. Para isso será plantada no Rio Grande do Sul uma quantidade de árvores que garanta a captura do volume equivalente de dióxido de carbono emitido pelo evento.

Programação completa:

Horário Atividades
10h30 às 12h Abertura do evento e início das oficinas culturais
10h40 às 11h10 Apresentação teatral – Do Outro Lado do Buraco
11h40 às 12h Apresentação de dança – CTG Darci Fagundes
12h30 às 14h30 Intervalo
14h30 às 17h30 Reabertura do evento e das oficinas
16h às 16h30 Apresentação teatral – Do Outro Lado do Buraco
16h50 às 17h20 Apresentação musical – Os The Freaks
17h40 às 18h Apresentação de dança – CTG Caudilho Guaibense
19h às 19h40 Apresentação da musical – Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
20h Show Bidê ou Balde
21h Show Maskavo
22h Encerramento

Fique por dentro das atrações:

Teatro e Dança

O Ato Espelhado Companhia Teatral é um grupo da nova geração da cena gaúcha idealizado em 2007 pelos atores Cícero Neves e Patrícia Ragazzon. Seus espetáculos investem em experimentos de linguagem cênica e inovação dramatúrgica. Os atores são profissionais com registro e formação em Artes Cênicas e se dedicam integralmente a atividade teatral, produzindo seus espetáculos. A peça que será apresentada no Corpo e Alma, intitulada Do Outro Lado do Buraco, contabiliza mais de 150 apresentações realizadas na capital e interior do Rio Grande do Sul.

A tradição gaúcha será representada pelas prendas e peões na apresentação de dança dos Centros de Tradições Gaúchas “Darci Fagundes” e “Caudilho Guaibense”, ambos de Guaíba, com coreografias e danças tradicionais.

Música

A orquestra da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, será regida pelo maestro Arthur Barbosa, autor de sinfonias, concertos, música de câmara, arranjos, trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro e cinema. O repertório da orquestra incluirá músicas populares como Mercedita de R.S.Rios, I Wanna Hold Your Hand dos Beatles, Fuga y Mistério de Piazzolla e Clássicas como Pequena Serenata Noturna de Mozart, Pizzicato Polka de Strauss e Tema da Sinfonia do Relógio de Haydn.

A banda gaúcha Bidê ou Balde é formada por Carlinhos Carneiro, Vivi Peçaibes, Leandro Sá e Rodrigo Pilla coleciona hits e tem indicações a prêmios, com destaque para o troféu de artista revelação pela MTV em 2001. No ano passado, comemorando os 15 anos de carreira, a Bidê ou Balde lançou disco de inéditas, intitulado Eles são assim. E assim por diante.

O último show da noite é da banda de reggae Maskavo, autora de hits como Um Anjo do Céu, Asas e Folhas Secas. A banda de Brasília tem 15 anos no cenário musical brasileiro e é formada por Marceleza, Prata, Bruno Prieto, Felipe Passos e Márcio Pêxi. O mais recente trabalho é o DVD Queremos Mais 15 Anos Ao Vivo, gravado em 2014.

Espaços / Oficinas

Espaço do Conhecimento – temas como o consumo consciente e a preservação da água serão abordados nessa oficina. Um vídeo ilustrará o ciclo da água, e depois, orientados por uma professora de artes, as crianças confeccionarão bonecos com materiais plásticos reciclados, dando ‘vida ao lixo’.

Espaço da Música – toda a história do surgimento da música e de instrumentos típicos do Brasil será abordada nesta oficina. Do tambor ao violão, os participantes poderão conferir o som que cada instrumento produz e participar de forma interativa da atividade.

Espaço do Mangá – uma oficina voltada ao público infantil apresentará a história do surgimento do mangá, técnica japonesa de desenho de histórias em quadrinhos. Depois, cada criança aprenderá as principais técnicas orientadas por um professor. Os desenhos produzidos na oficina poderão ser levados para casa.

Serviço – Corpo e AlmaData: sábado, 30 de maioHorário: das 10h30 às 22h
Local: Parque da Juventude s/nº – Orla de Guaíba/RS
Entrada franca

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!