Com apoio da Fundação Toyota do Brasil, Expedição Pantanal completa primeira etapa

Releases
28.07.11

A primeira rota da Hilux Expedição Pantanal terminou no último dia 23, duas semanas após o início, em 10 de julho. Para entender melhor o bioma pantaneiro e as práticas sustentáveis adotadas na região, a equipe da Expedição Pantanal, criada pela ONG SOS Pantanal e patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, percorreu as regiões de Aquidauana e Nhecolândia, com visita a diversas propriedades, como Fazenda Mangabal, Fazenda Sagrado, Fazenda Baia das Pedras, Fazenda Juazeiro, Fazenda São José, Fazenda São Sebastião e Fazenda São Roque.

Durante o trajeto, o grupo de estudiosos observou, dentre vários aspectos, o desenvolvimento da pecuária e do ecoturismo na região. “As primeiras impressões foram animadoras, o trabalho com a pecuária está sendo realizado com competência e seriedade, tanto em relação ao gado como aos cuidados com as terras”, afirma Lucila Egydio, coordenadora da Expedição Pantanal.

Em relação ao ecoturismo, a maioria das propriedades visitadas é administrada por famílias de antigos fazendeiros, o que demonstra uma mudança no estilo de vida dos moradores da região. O objetivo dos proprietários é o turismo de contemplação e científico.

O início da próxima rota da Expedição Pantanal está previsto para o dia 8 de agosto, na região de Miranda (MS). Nesta etapa, o grupo de estudiosos percorrerá institutos de pesquisa, órgãos governamentais, propriedades rurais, pousadas, hotéis-fazenda e pequenas associações, como a APAIM (Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda).

Hilux Expedição Pantanal

Este ano, o Pantanal Sul Mato-Grossense registrou a maior cheia dos últimos 20 anos, o que dificultou os trabalhos na primeira etapa do projeto. O roteiro só pôde ser realizado graças a capacidade off-road da Hilux 4×4 SRV, que combina performance, agilidade e resistência. “A Hilux apresentou um desempenho fantástico, todos ficamos impressionados com a força picape, que responde rápido quando precisamos do motor”, destaca Cesar Benites, expedicionário, que trabalha há 27 anos desbravando o Pantanal.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pela ONG SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorrerá o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!