Concurso cultural da Toyota para crianças chega à etapa final

Releases
10.02.14

A segunda edição do concurso cultural “Toyota Dream Car Art Contest” chegou à sua etapa final no Brasil. Realizado pela Toyota do Brasil, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, a competição infanto-juvenil vai avaliar na próxima terça-feira (04), os desenhos inscritos e classificados por meio de um júri liderado pelo desenhista e presidente da Associação de Mangás, Francisco Noriyuki Sato, e composto também pelo jornalista e escritor, José Roberto Torero, entre outros convidados. Os resultados serão anunciados ainda em fevereiro.

Após a avaliação, serão selecionadas as três melhores obras das seguintes categorias: a primeira de 4 a 7 anos, a segunda de 8 a 11 anos e a terceira de 12 a 15 anos. Os vencedores receberão prêmios de acordo com cada categoria: Para os inscritos de 4 a 7 anos, o primeiro colocado ganhará um tablet, o segundo colocado um iPod® e terceiro uma câmera fotográfica. Na categoria de 8 a 11 anos, o primeiro colocado leva um tablet, o segundo um vídeo game e o terceiro um iPod®. Já na categoria de 12 a 15 anos, o primeiro colocado leva para casa um tablet, o segundo um vídeo game e o terceiro um iPod®. Mais detalhes sobre os prêmios podem ser consultados no regulamento que está no site do concurso: www.toyotadreamcar.com.br

Mais de 2.000 estudantes brasileiros estão concorrendo aos prêmios nacionais e competindo uma viagem ao Japão para visitar a matriz da montadora com representantes de cerca de 80 países.

Depois do anúncio da etapa brasileira, os desenhos serão enviados ao Japão e avaliados por uma comissão julgadora conduzida por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, entre abril e maio. Dessa forma, os criadores dos três melhores trabalhos de cada categoria ganharão, no segundo semestre, uma viagem ao Japão para participar da cerimônia de premiação.

Sobre Francisco Noriyuki Sato

Francisco Noriyuki Sato é jornalista e publicitário formado pela Universidade de São Paulo. Ainda estudante foi selecionado na USP para um estágio no Japão por meio da Associação de Intercâmbio Brasil-Japão de Jovens. Foi professor de desenho artístico, de desenho publicitário, atuou como ilustrador e chegou a lançar uma revista infantil pela Best Editora.

Em 1984 fundou a Abrademi – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá. Coordenou as cinco edições do “Abrademi Contest”, concurso de mangá realizado internacionalmente, e também coordenou dois concursos de desenho pela paz da Abrademi.

Francisco é também autor dos livros “História do Japão em Mangá”, do “Banzai! A História da Imigração Japonesa no Brasil”, e “A Filosofia do Samurai na Administração Japonesa em quadrinhos” e editor da Revista Nippon, do Nippon Country Club, e do site www.culturajaponesa.com.br

Sobre José Roberto Torero

Formado em Letras e Jornalismo pela USP José Roberto Torero cursou também cinema na ECA-USP e pós-graduação em roteiro. Publicou 30 livros, entre eles O Chalaça (Prêmio Jabuti, 1995, romance), Pequenos Amores (Prêmio Jabuti, 2002, contos) e Papis et Circenses (Prêmio Paraná de Literatura, contos, 2012). Também escreve obras infantis, como Uma história de futebol e Chapeuzinhos Coloridos. Foi colunista da Folha de S.Paulo de 1998 a 2012. É roteirista de cinema e tevê, onde escreveu o programa Retrato Falado (2000-2008) e a série FDP (exibido em 2012 na HBO, prêmio APCA de série brasileira). Dirigiu seis curtas-metragens e o longa Como fazer um filme de amor.

Sobre o Toyota Dream Car Art Contest

O concurso cultural, realizado pela Toyota do Brasil, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, foi criado em 2004 pela Toyota Motor Corporation e conta com a participação de cerca de 80 países onde estão localizadas as afiliadas da empresa.

No Brasil, a primeira edição do projeto foi destinada, exclusivamente, para crianças e adolescentes de seis a quinze anos, estudantes da rede pública de ensino das cidades onde a Toyota possui operações: Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). A partir deste ano, as inscrições serão abertas para todas as crianças residentes em território nacional.

Com o tema “O Carro dos sonhos”, o concurso tem como objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da segurança no trânsito.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!