Embarcações irregulares são autuadas no Nordeste

Releases
11.07.13

Oito embarcações foram autuadas durante a Operação Ventania, na última semana de junho, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, região que abrange oito municípios em Alagoas, e três em Pernambuco. A ação, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem o objetivo de verificar possíveis construções irregulares, sem o devido licenciamento, ao longo dos 65 quilômetros de costa da Unidade de Conservação (UC) federal, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Porto de Pedras (AL). A iniciativa também promove o monitoramento e a fiscalização das zonas de visitação da UC.

De acordo com Paulo Roberto Corrêa, chefe da APA Costa dos Corais, durante a fiscalização não foi constatada nenhuma outra irregularidade, além das embarcações. Os oito veículos flagrados, descumprindo as normas vigentes do Plano de Manejo da Unidade, foram autuados e suas atividades, temporariamente suspensas.

“O apoio da Fundação Toyota do Brasil, da Fundação SOS Mata Atlântica e do ICMBio ao projeto Toyota APA Costa dos Corais é fundamental para o sucesso da operação, uma vez que o aluguel de transportes adequados para a região, custeado pela parceria, torna possível chegar a localidades de acesso restrito”, explica Corrêa.

Ações de junho

Junho também foi marcado por uma série de ações, visando fortalecer as atividades de conservação na região. Entre elas, está a discussão para criação dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente, os CONDEMAs, que têm o objetivo de promover a aproximação entre órgãos públicos, setores empresariais e políticos e organizações da sociedade civil. Os CONDEMAs também fomentam o debate e a busca de soluções para o uso consciente dos recursos naturais e a recuperação dos danos ambientais em nível municipal.

Como parte das ações de preservação, o projeto Toyota APA Costa dos Corais realizou, ainda, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, um mutirão de limpeza na praia de Maragogi (AL). A atividade contou com a participação de 70 voluntários, que retiraram cerca de uma tonelada de lixo, em um pequeno trecho de praia entre o Rio dos Paus e a Praia do Camacho. Foram recolhidos vários tipos de material, como garrafas pet, vidro, copos descartáveis, sacos plásticos, geladeira, madeira, cerâmica e pneus.

Para George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, essa é uma das atividades mais importantes na busca pela preservação da APA Costa dos Corais. “A formação socioambiental das comunidades costeiras é um trabalho fundamental para atingirmos nossos objetivos. Nesse sentido, continuaremos trabalhando sempre focados na importância da conscientização de turistas e moradores da região.”

Sobre o projeto Toyota APA Costa dos Corais

O projeto Toyota APA Costa dos Corais visa a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e a preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil.

Desde o primeiro ano de atividades, foram investidos na região equipamentos, veículos motorizados, melhorias na infraestrutura e capacitação técnica, além da garantia de continuidade das atividades pelos próximos 10 anos, por meio da criação de um fundo de perpetuidade.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!