Expedição Pantanal se prepara para iniciar última etapa em Corumbá e Amolar

Releases
01.12.11

A penúltima etapa da Expedição Pantanal, projeto patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil que percorre diferentes regiões do Pantanal para mapear suas práticas sustentáveis, foi realizada exclusivamente em Mato Grosso, na região de Cáceres, conhecida pela pecuária, o turismo de pesca e também pelas constantes aparições da onça-pintada, maior carnívoro terrestre do Brasil.

A equipe da Expedição Pantanal começou essa rota com bastante esperança de encontrar o felino, no entanto, até agora, só encontraram o rastro do animal na região. Em contrapartida, os expedicionários ficaram encantados com a organização da população local nas lutas sociais em prol de assegurar e resgatar as tradições pantaneiras, inclusive com o envolvimento da Prefeitura, instituições e universidades.

Para Rodrigo Teribele, biólogo do projeto e responsável pelas entrevistas, em Cáceres encontra-se “um povo rico, sensibilizado pela tradição, que quer assegurar uma cultura para os filhos e netos. Isso é lindo, fantástico e único. Vejo que outras partes do Pantanal estão precisando disso, e nós iremos replicar essa comoção e esse esforço que o pantaneiro de Cáceres está fazendo. Um belo trabalho local”, afirma.

Logo no início da oitava etapa, os expedicionários também participaram da comemoração do “Dia do Rio Paraguai”, um dia criado devido à vitória da sociedade contra a construção da Hidrovia Paraguai-Paraná, um grande projeto que iria alterar a vida dos moradores da região. Segundo a equipe, é um dos eventos mais bonitos de amor pela natureza criado por gente simples do Pantanal.

Nesta etapa, a EXPedita, como é conhecida a Hilux SRV 4×4 que transporta a equipe do projeto, desenvolveu ótimo desempenho na viagem. Durante o trajeto, a equipe trafegou por uma rodovia com movimento intenso de caminhões, usados para escoamento de grãos e minérios. Além disso, algumas estradas de terra do Mato Grosso estavam em péssimas condições, mas a picape proporcionou conforto e as dificuldades foram superadas sem problemas.

A última rota, que teve início em 29 de novembro e vai até 9 de dezembro, está sendo realizada em Corumbá, cidade histórica e que apresenta um riquíssimo turismo de pesca, e na Serra do Amolar, onde a equipe fará um voo sobre a região. O foco serão questões relacionadas a pesquisas, com visitas agendadas na Embrapa Pantanal, Instituto Homem Pantaneiro, Associação Amor Peixe, entre outras.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorrerá o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região


O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!