“Expedição Pantanal” vira programa de rádio

Releases
10.04.13

Inspirado nos resultados da “Expedição Pantanal 2011” – projeto que mapeou as melhores iniciativas em diversas áreas da região –, o Instituto SOS Pantanal criou, com apoio da Fundação Toyota do Brasil, o programa Prosa Pantaneira com o objetivo de disseminar as boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente, aproximar o Pantanal das demais regiões do País e suprir a necessidade de comunicar ações culturais, socioambientais e ecologicamente corretas.

O Prosa Pantaneira terá duração de cinco minutos e será dividido em quatro seções: “Dedo de Prosa”, que receberá pantaneiros para falar sobre medidas sustentáveis; “Fala Vizinho”, que trará dicas, curiosidades e histórias da região; além de outras duas seções que irão focar em temas como meio ambiente, reaproveitamento de materiais de construção, benefícios da carne vermelha, fauna, saúde, educação das escolas pantaneiras, entre outros.

“A ação é mais um resultado do trabalho que a Fundação Toyota vem desempenhando na região e demonstra o comprometimento com a comunidade dos pantanais. Além de identificar as boas práticas desenvolvidas na região, o programa vai permitir uma aproximação estratégica do Instituto SOS Pantanal com o cotidiano dos pantaneiros, valorizando cada vez mais as iniciativas ambientais, sociais e econômicas que já são realizadas pela população local”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

As transmissões do programa têm início a partir da segunda semana do mês de abril em mais de 45 rádios cadastradas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre as emissoras, há uma web rádio, que será responsável por distribuir o material para outras 1.500 rádios da rede.

As emissoras interessadas em transmitir o conteúdo poderão realizar o cadastramento pelo email prosapantaneira@sospantanal.org.br.

As rádios receberão mensalmente quatro programas, que podem ser exibidos integralmente ou em partes. Além disso, o Instituto SOS Pantanal disponibilizará aos internautas o programa em sua página: http://www.sospantanal.org.br/.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, resultando em um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!