Fundação Toyota contribui para revitalização de marco histórico de Guaíba (RS)

Releases
09.06.14

Referência histórica para a cidade de Guaíba, a Escadaria 14 de Outubro, um dos acessos ao espaço Vitrine Cultural, foi entregue ao público nesta sexta-feira, 6, pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaíba por meio da Secretaria de Turismo e Cultural, após sua revitalização. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, além dos executivos da montadora Steve St. Angelo, CEO da Toyota América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil e Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

A inauguração contou uma apresentação protagonizada por artistas locais de diversos segmentos com o objetivo de valorizar e aproximar a cultura regional da população. O espaço, que vai oferecer mais uma opção de encontro para comunidade e visitantes, recebeu novas estruturas de corrimão e iluminação e a restauração dos canteiros e degraus.

O local ganhou também uma pintura do artista guaibense, Valdir de Oliveira Gomes, representando a reunião dos heróis farroupilhas para a tomada de Porto Alegre. A cena histórica deu início à Revolução Farroupilha em 1835 e agora se destaca em afresco no ponto turístico da cidade.

Espaço Vitrine Cultural

No topo da escadaria, situa-se o Vitrine Cultural. O espaço tem o apoio da Fundação Toyota do Brasil e é palco de exposições, oficinas, palestras e fóruns sobre variados temas, fortalecendo a cultural local. No mês de junho, durante a Copa do Mundo, o local recebe a exposição “Fábrica de Gaiteiros”, criado pelo Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Os visitantes poderão conferir o processo de fabricação da gaita e alguns modelos do instrumento. A entrada é gratuita.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!