Fundação Toyota do Brasil assina contrato para preservação da APA Costa dos Corais

Releases | APA Costas dos Corais
15.08.11

A Fundação Toyota do Brasil e a SOS Mata Atlântica assinaram no sábado, 13 de agosto, em São Paulo, o contrato para iniciar o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação da população de peixe-boi marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange sete municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga a segunda mais importante barreira de corais do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

“Com o projeto Toyota APA Costa dos Corais, a Fundação Toyota do Brasil dá um importante passo para a conservação da maior unidade marinha de preservação ambiental no Brasil, garantindo que esta riqueza natural esteja aqui por muitas gerações”, afirmou Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul e do Conselho Curador da Fundação Toyota do Brasil.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propiciará ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas. E, para completar as ações com foco na preservação, o projeto também irá tratar de questões socioeconômicas, como ordenar o turismo ecológico, histórico, de aventura, científico e cultural, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

“A iniciativa que vemos aqui hoje entre a Fundação Toyota do Brasil e a SOS Mata Atlântica potencializa as ações do poder público e tenho certeza que esse modelo de cooperação é exemplar para as ações de proteção ambiental no Brasil”, disse Rômulo Mello, presidente do ICMBio.

Além de Shunichi Nakanishi e Rômulo Mello, também estiveram presentes na ocasião o vice-presidente sênior da Toyota Mercosul e membro do Conselho Curador da Fundação Toyota do Brasil, Luiz Carlos Andrade Junior, o presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin, entre outros representantes das três entidades.

“Esse modelo de parceria que estamos criando garantirá a perpetuidade das ações de preservação da área”, completou Roberto Klabin.

O Toyota APA Costa dos Corais é o maior projeto realizado pela Fundação Toyota do Brasil, que foi criada, em 2009, para promover o desenvolvimento sustentável por meio de ações que objetivem a defesa, a preservação e a conservação do meio ambiente brasileiro.

Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!