Fundação Toyota do Brasil comemora Dia Mundial da Água com projeto Ambientação

Releases
22.03.17
  • Ação desenvolvida pela Fundação Toyota do Brasil estimula o uso racional dos recursos naturais;

A água é o recurso natural mais importante para sobrevivência na Terra. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), menos de 1% da água disponível do planeta é própria para consumo e grande parte dessa água está contaminada ou é má utilizada pela sociedade. Nesta quarta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, a Fundação Toyota do Brasil comemora a data com resultados importantes no uso consciente desse recurso natural por meio do projeto Ambientação, realizado desde 2008 pela entidade.

A ação, que identifica oportunidades de melhorias na redução do consumo de água e energia, nas atividades do dia-a-dia e nos comportamentos, utiliza um das metodologias da montadora, o Toyota Business Practices (TBP), uma ferramenta de gestão e solução de problemas que pode ser aplicado em qualquer área. Desde 2008, a ação envolveu mais de 515 mil pessoas.

“É fundamental que as empresas e a sociedade percebam a importância das nossas atitudes no dia-a-dia. No sentido de conscientização, essa data é extremamente importante. Mas precisamos ser mais atentos e eficazes na nossa rotina e enxergarmos como podemos economizar esse recurso natural tão escasso. A Fundação Toyota acredita que sempre é possível e vai continuar apostando em ações que preservam o meio ambiente”, explica Elaine Marques, coordenadora do projeto Ambientação.

Apenas em 2016, o uso racional de água rendeu uma economia de R$ 650 mil à prefeitura de Sorocaba (SP), uma das cidades onde acontece o projeto. Um dos exemplos é da Escola Municipal “Teresa Ciambelli Gianini”. Uma atitude simples fez toda a diferença: com a colocação de lembretes para abertura dos registros dos mictórios apenas quando estivessem em uso. As funcionárias da limpeza monitoraram o fechamento dos registros e perceberam uma economia de R$ 3.088,51 em pouco mais de seis meses.

Já no laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto S1 do Saae, a criação de um sistema de reaproveitamento de água do destilador e a implementação de redutores de vazão nas torneiras, reduziram o consumo de água utilizada no processo em 4.105 litros/mês.

“Esses são apenas alguns dos exemplos de como podemos adotar a metodologia da Toyota nas atividades cotidianas. Se você seguir a metodologia da forma que a teórica propõe, a gente garante o resultado positivo”, afirma Marques.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!