Fundação Toyota do Brasil leva executivos e concessionários para conhecer o projeto Toyota APA Costa dos Corais

Releases
20.03.12

Todo ano, os executivos da Toyota Mercosul e concessionários da ABRADIT (Associação Brasileira dos Distribuidores Toyota) participam da Convenção dos Concessionários, com o objetivo de discutir estratégias de negócios. Na edição deste ano que acontece de 21 a 24 de março, em Porto de Galinhas (PE), os participantes terão a oportunidade de conhecerem, a convite da Fundação Toyota do Brasil, as regiões de Sirinhaém e Tamandaré, também em Pernambuco.

Estas localidades fazem parte da área beneficiada pelo projeto Toyota APA Costa dos Corais, que visa à conservação e sustentabilidade da região como um todo.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes de recifes mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.

O grupo formado por executivos da Toyota e concessionários visitará locais como a Praia dos Carneiros e o manguezal do Rio Formoso, uma área de extrema importância para a biodiversidade da região, pois funciona como berçário de diversas espécies, inclusive, o peixe-boi-marinho.
O objetivo dessa visita é explicar aos executivos as ações em prol do meio ambiente que estão sendo realizadas no local, como a criação de um fundo de investimento para garantir perpetuidade no apoio à gestão da área e o suporte em atividades realizadas por organizações locais, que já atuam em favor da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo e o empoderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsável na região.

“É importante para a Fundação Toyota do Brasil replicar boas práticas, como este modelo  de cooperação inovador realizado para o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que une uma grande empresa, o poder público e o terceiro setor em prol da conservação do meio ambiente. Nesta visita, pudemos mostrar as ações que estão sendo realizadas no Brasil para garantir que as futuras gerações possam também apreciar e usufruir desta riqueza natural”, afirma Bastos.

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma iniciativa que visa à conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, bem como toda flora e fauna da região. O projeto é realizado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA; o suporte e financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo e o empoderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsável dentro da área de proteção ambiental.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!