Memória Local na Escola realiza cerimônia de encerramento 2012 em homenagem aos participantes das atividades em São Bernardo do Campo (SP)

Releases
10.12.12

O projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2007 em São Bernardo do Campo, promove a cerimônia em homenagem aos participantes da edição 2012 da iniciativa na cidade. O evento será realizado no Cenforpe, no dia 11 de dezembro, das 9h às 10h30 e das 15h30 às 17h, para um público estimado de 2.200 convidados, entre alunos, educadores, entrevistados, familiares e idealizadores do projeto. Também são aguardadas as presenças da secretária municipal de Educação, Cleuza Repulho, e do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, para a ocasião que celebra a sexta edição local.

Os trabalhos realizados pelos alunos de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental em 2012 serão expostos durante a cerimônia de entrega dos certificados aos professores e coordenadores que participaram da iniciativa. Haverá ainda um momento especial de homenagem e agradecimento aos entrevistados do projeto Memória Local na Escola. O evento contará também com a presença de um grupo de contadores de história a convite do Projeto.

Este ano participaram do projeto 1.950 alunos de 65 escolas do município, com a coordenação de 195 profissionais de educação, que foram capacitados por técnicos do Museu da Pessoa e se tornaram multiplicadores da proposta que fomenta a criação de uma rede de conhecimento e valorização da história local. No total, a parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e o Museu da Pessoa já beneficiou, além de São Bernardo do Campo, mais de 7 mil alunos das cidades onde a Toyota possui unidade fabril: Sorocaba (SP), Guaíba (RS) e Indaiatuba (SP).

“A Fundação Toyota do Brasil sente-se honrada em fazer parte de uma iniciativa tão nobre e importante como o projeto Memória Local na Escola, que torna possível o resgate da cultura das comunidades, criando identidade para cada cidadão. A cada ano observamos um maior engajamento da comunidade em criar uma rede de conhecimento a ser compartilhado e perpetuado. E, a partir desse ano, tivemos a incorporação do trabalho à grade curricular das escolas públicas municipais de Indaiatuba, seguindo exatamente a mesma metodologia aplicada no projeto”, conta George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.


Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2008 o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e Sorocaba (SP).

Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!