Ministério da Cultura e Fundação Toyota do Brasil apresentam maratona cultural para a cidade de Guaíba (RS)

Releases
02.10.13

O projeto “Artes para Todos”, do Ministério da Cultura, realizado com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, promete agitar a cidade de Guaíba (RS) no próximo sábado, dia 5, no Parque da Juventude, das 9h às 20h. Os visitantes poderão desfrutar de diversas atividades que estimulam a produção e a manifestação cultural e artística. A iniciativa, que chega a Guaíba pela quinta vez, conta ainda com o apoio da Toyota do Brasil, Banco Toyota e Prefeitura de Guaíba, e terá entrada gratuita.

A iniciativa da Fundação Toyota do Brasil, que tem o objetivo de valorizar e promover o acesso de crianças e adultos à cultura, já passou por várias cidades, como Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP), e chega mais uma vez ao município gaúcho. Serão nove horas de atividades para toda a família, com oficinas, exposições artísticas, apresentações teatrais, shows musicais e circo.

Uma das atrações confirmadas é o grupo Bandolim Campeiro, do músico multi-instrumentista Rafael Ferrari. Com a sonoridade do instrumento comum à música tradicionalista, o artista passeia por clássicos do cancioneiro gaúcho, com arranjos originais e releituras de grandes nomes como Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Gilberto Monteiro, Albino Manique, Mauro Moraes, além do resgate da obra de nomes importantes como Antoninho Duarte e composições próprias.

O encerramento da maratona cultural ficará por conta do grupo Família Lima, com o show “Raízes”. Nesse projeto, um repertório composto, exclusivamente, por sucessos nacionais de compositores originários do Estado do Rio Grande do Sul, como Teixeirinha, Kleiton e Kledir e Vitor Ramil.

A estimativa é receber aproximadamente 23.000 pessoas, para um sábado de atividades variadas, que unem lazer e a formação da cidadania, despertando para a importância da preservação ambiental. Ao mesmo tempo, busca fomentar as manifestações culturais locais e a construção de um ambiente mais forte na manutenção das tradições regionais.

“O Artes para Todos busca oferecer cultura, diversão e conhecimento de forma sustentável, fazendo com que os participantes compreendam a real necessidade da preservação de nossos recursos naturais e pensem por si próprios e em conjunto, desenvolvendo o espírito crítico necessário para a evolução social”, explica o diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, George Costa e Silva.

Neutralização de carbono

Importante ressaltar que o Artes para Todos tem o compromisso de neutralizar as emissões de dióxido de carbono, a partir da mensuração das emissões em todas as etapas de realização do evento, em que será calculada a quantidade de árvores a serem plantadas para a captura do volume equivalente de dióxido de carbono.

Programação

HORÁRIOATIVIDADE

9h às 12h10Início das oficinas

9h50 às 10h10Peça teatral infantil “No Fundo do Mar”

10h30 às 11hApresentação da orquestra PROJARI

11h10 às 11h30Peça teatral infantil “A Divinha”

11h40 às 12hSorteio de prêmios

12h10 às 14hIntervalo

14h às 18hOficinas

14h às 14h20Peça teatral infantil “No Fundo do Mar”

15h30 às 16h30Apresentação da orquestra PROJARI

16h10 às 16h30Peça teatral infantil “A Divinha”

16h50 às 17h20Apresentação do grupo instrumental Bandolim Campeiro

17h30 às 17h50Sorteio de prêmios

18hFamília Lima apresenta o show “Raízes”

SERVIÇO

ARTES PARA TODOS

Data: 5 de outubro (sábado) – ENTRADA FRANCA

Horário: 9h às 20h

 Local: Parque da Juventude – Avenida Getúlio Vargas, s/nº, Guaíba – Rio Grande do Sul

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!