Tecido Transformador

70% de todos os assassinatos registrados aconteceram na América do Sul e Central, sendo 33% no Brasil, de acordo com dados da Transgender Europe (TGEU), que monitora informações levantadas por instituições trans e LGBTQIA+ de todo o mundo. A estatística coloca o país pela 13ª vez seguida como o que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo. Acreditamos que educação e qualificação são ferramentas fundamentais para mudar esta realidade.

É o que busca o projeto Tecido Transformador, um dos vencedores do Edital 2022 da Fundação Toyota do Brasil. Realizado em parceria pela ONG SER e Amora Brinquedos, a iniciativa vai promover um curso de corte e costura e  empreendedorismo para mulheres transexuais de baixa renda de Salvador (BA) e região metropolitana. A previsão é que as aulas tenham início em abril de 2023.

Ao longo de 5 meses de aula (três de corte e costura e dois de empreendedorismo), serão atendidas 40 mulheres, separadas em duas turmas, de todas as faixas etárias, sem necessidade de ter experiência prévia na área. Para além do desenvolvimento das habilidades práticas, o projeto pretende impactar a autoestima das mulheres, promovendo acolhimento e influenciando no bem-estar familiar das alunas.

Ao final do curso, as mulheres participarão de uma feira de artesanato para que possam ter uma experiência prática (venda, relacionamento com o público, feedback sobre os produtos etc) do conteúdo aprendido. 

Além do ODS 5, o Projeto Tecido Transformador também está conectado aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).

Elas Podem

O interesse de mulheres pelo universo dos carros vem crescendo a cada ano. De acordo com dados do Denatran, elas já são 25,8 milhões, o equivalente a 35% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) válidas no país. Além disso, em 2017, o público feminino representava 46% do atendimento em oficinas mecânicas.

O projeto Elas Podem, uma das três iniciativas contempladas no Edital 2022, vai qualificar mulheres para, dentre outros pontos, atender a essa demanda crescente.  Organizado pela OSC Associação de Assistência Social São João Vianney, o Projeto oferecerá aulas em mecânica para 20 mulheres cis e trans, que vivem preferencialmente na região sul de Campinas (SP), além de gestão e empreendedorismo. O projeto também oferecerá palestras para comunidade do entorno da instituição, impactando cerca de 400 pessoas. A previsão é que as oficinas tenham início em março de 2023.

Além da parte prática, a iniciativa busca ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a ter um projeto de vida, trabalhando suas autoestimas e fornecendo apoio socioassistencial. 

Durante o projeto, as participantes, que não precisam ter experiência prévia no tema, farão um ano de oficina de mecânica automotiva em parceria com a Escola do Mecânico de Campinas e, terão como complemento conhecimentos relacionados a gestão e empreendedorismo, em parceria com SEBRAE Campinas.

Além do ODS 5, o Projeto Elas Podem também está conectado aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

Crochetando o Futuro

Promover a sensibilização ambiental envolvendo todos que, de alguma maneira, fazem parte do ecossistema a ser conservado é um dos maiores desafios para os agentes socioambientais. É nesse cenário que o Crochetando o Futuro, projeto desenvolvido pela Chalana Esperança, parceiro do Instituto Espaço Silvestre, tem realizado um trabalho de educação ambiental e desenvolvimento de economias locais na área do Pantanal, desde 2020. O projeto foi um dos três selecionados no último edital da Fundação Toyota do Brasil (FTB) para receber um aporte financeiro de R$100 mil, para o fortalecimento de suas atividades na região, levando cursos de capacitação profissional para 60 mulheres Pantaneiras, moradoras de Poconé, município do Pantanal Norte, no Mato Grosso.

O Crochetando o Futuro surgiu com o propósito de capacitar mulheres de Porto Jofre, no Pantanal, para que pudessem trabalhar na economia local, promover a valorização das espécies locais, auxiliando, ainda, no empoderamento financeiro e sustento de suas famílias. Em atuação desde 2020, atualmente, o projeto está sob a coordenação das biólogas Rachel Montesinos e Daniella França. 

 O objetivo é, portanto, profissionalizar mulheres pantaneiras de baixa renda da região na confecção de amigurumis de espécies de animais do bioma e outros artigos de crochê, que poderão ser comercializados nos hotéis para os turistas que visitam o município. Durante todo o ano, serão realizados cinco cursos presenciais, com cinco dias de duração, e totalizando 10h de contato, cada. Além dos encontros presenciais, as mulheres participantes receberão acompanhamento remoto, enquanto desenvolvem suas habilidades com o crochê. Ao final do curso, as alunas participarão de aulas de gestão financeira básica e empreendedorismo.

Jovens Mulheres nas STEAM

De acordo com dados da UNESCO, estima-se que apenas 30% dos cientistas do mundo sejam mulheres. Essa realidade pode ser alterada se, desde o período escolar, jovens meninas sejam estimuladas a ter mais conhecimento sobre ciências exatas, engenharia e computação.

Em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a Fundação Toyota leva a metodologia STEAM (em inglês – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) a jovens mulheres da rede de ensino municipal do Ceará.

Além de fomentar o interesse das alunas por essas áreas, o Programa Jovens Mulheres nas STEAM busca romper paradigmas de que mulheres estariam mais aptas a carreiras voltadas para as ciências humanas, por meio da promoção de estratégias de igualdade de gênero e incentivo à representação feminina no mercado de trabalho tecnológico.

O “A” acrescido à sigla original vem de “Arte”,  já que o programa também trabalha o lado artístico das alunas, a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados para complementar a construção de sistemas, automação, robótica, entre outros.

A ação, que terá início em 5 de abril de 2022 e previsão de término em julho do mesmo ano, vai beneficiar 50 alunas (cis e trans) da rede municipal de ensino do Vale do Caju, que fica na região metropolitana de Fortaleza (CE).

Ao final do curso, que será presencial, as alunas participarão de uma “ maratona tech”,  com exposição de protótipos produzidos pelo grupo, rodas de conversa, palestras e jogos didáticos e interativos.

O Programa Jovens Mulheres na STEAM também está conectado aos ODSs 4 (Educação de Qualidade), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura),  10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Mulheres em Expressão

O empoderamento econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade social ajuda a transformar suas realidades e de seus entornos e é um mecanismo de promoção da equidade de gênero.

A Associação Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (AGACC), com apoio da Fundação Toyota, busca mudar a realidade de mulheres que vivem em comunidades vulneráveis da periferia, em Fortaleza (CE), por meio de qualificação e capacitação em costura, culinária básica e empreendedorismo.  A AGACC é uma ONG cearense que, desde 1985, potencializa o desenvolvimento socioeconômico em comunidades mais vulneráveis do Estado, tendo beneficiado mais de 65 mil pessoas.

Selecionado em 2021 no Edital Fundação Toyota, o programa tem foco na qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas de costura e culinária. As alunas selecionadas também receberão orientação sobre organização financeira e empreendedorismo. 

As alunas do projeto Mulheres em Expressão participarão de oficinas virtuais/presenciais que as ajudarão a desenvolver qualificação profissional, além de possibilitar sua inserção no mundo de trabalho e contribuir para a geração e ampliação da renda familiar.

A qualificação, que terá início em 23 de março de 2022 e previsão de encerramento em julho do mesmo ano, vai beneficiar 75 mulheres de Fortaleza. Ao final do curso as alunas, que desejarem empreender e iniciar seus negócios, receberão um kit, montado de acordo com a necessidade de cada uma, para ajudá-las a dar um pontapé inicial, aplicando de forma prática os ensinamentos do projeto.

O projeto Mulheres em Expressão também está conectado aos ODSs 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades).

 

Mulheres PRRONTO!

Profissionais mulheres representam menos de 10% da mão de obra na área de construção civil. Para contribuir com a mudança dessa realidade e promoção da equidade de gênero no setor, a Fundação Toyota do Brasil patrocina a nova turma do Mulheres Prronto!, curso de Elétrica Predial de Baixa Tensão. Voltado para mulheres que vivem em Barreiro, em Belo Horizonte (MG), região com grande situação de vulnerabilidade social.

Além da nova profissão, o programa busca desenvolver habilidades como empreendedorismo, trabalho em equipe e planejamento financeiro. Durante o curso, as alunas também receberão informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O curso se iniciou em 03 de março de 2022, terá três meses de duração e 160 horas de aula prática e teórica. As 20 alunas selecionadas receberão um kit para que possam aplicar os ensinamentos na prática. Ao fim do curso, as alunas estarão aptas a atuar na manutenção elétrica predial e, assim, gerar mais renda e qualidade de vida para si e/ou para suas famílias.

Metodologia

A abordagem do curso se baseia no “aprender para fazer”, isto é, em Metodologias Ativas, em que o aprendizado efetivo se dá apenas quando a aluna é responsável por sua experiência; ela é a protagonista, participando de forma dinâmica, interagindo com as colegas e  os professores. 

Impactos Positivos

Empoderamento Feminino: geração de trabalho e renda, além de preparação para o planejamento financeiro e de empreendedorismo.

Desenvolvimento de habilidades: possibilita melhor autoconhecimento das mulheres, contribuindo para elevar a autoestima e confiança, bem como as ajuda a estabelecer estratégias para alcançar a realização de outros projetos de vida;

Edital Fundação Toyota

O Mulheres Prronto! é um dos projetos selecionados no Edital Fundação Toyota, lançado em 2021, para apoiar o desenvolvimento de ações com grupos de diversidade e de grupos minorizados, promovendo conscientização e discussão de políticas públicas, educacionais e boas práticas. 

Além de estar conectado ao ODS 5, Alcance da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. a iniciativa dialoga também com quatro outros ODSs:

01 — Geração de renda que pode ou não ser complementar. 

04 — Educação inclusiva e equitativa promoção de oportunidade de aprendizado e de qualificação profissional; 

08 — Trabalho decente e crescimento econômico sustentável; 

10 — Redução das desigualdades.

Ecobike

Com o objetivo de promover a sustentabilidade, a Fundação Toyota do Brasil foi uma das parceiras do projeto Ecobike, idealizado pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba. A iniciativa tem a finalidade de oferecer transporte alternativo e uma opção de lazer aos moradores da cidade. Assim, incentivar a prática esportiva, diminuir a emissão de poluentes na atmosfera e, sobretudo, conscientizar os cidadãos em relação à educação no trânsito.

As estações para retirada e devolução das bicicletas são equipadas com totens de auto-atendimento, nos quais além de cadastro, os usuários podem consultar a disponibilidade de bicicletas nas demais estações, que estão distribuídas por pontos distintos do município: na Praça Dom Pedro II, na sede da Guarda Municipal e em frente à Prefeitura.

A Bicicleta Ecológica

O projeto disponibiliza 200 bicicletas produzidas com material reciclado. O modelo possui o quadro desenvolvido com garrafas PET, cuja flexibilidade natural absorve pequenos impactos de terrenos irregulares.

Entre as vantagens da bicicleta ecológica estão: o processo de desenvolvimento limpo, reaproveitamento de garrafas PET, preço inferior à versão tradicional, ausência de ferrugem, eliminação de solda e pintura – reduzindo a extração de recursos naturais como minério de ferro e bauxita e, ainda, liberando menos CO2 do que no processo de produção padrão.

Vitrine Cultural

Em 2013, a Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Prefeitura de Guaíba (RS) restaurou a “Casa do Juiz”, que serviu como residência para os primeiros juízes da comarca da cidade nas décadas de 60 a 90, para a instalação da Vitrine Cultural.

O objetivo é incentivar o desenvolvimento turístico e cultural de Guaíba, servindo como um centro de informações da região da Costa Doce e atuando também junto à população na promoção de conhecimento sobre o local onde vivem.

Vitrine Cultural é um espaço aberto ao público para exposições, lançamentos de livros, oficinas e palestras, além de servir também como palco para discussões e fóruns relacionados às áreas de educação, meio ambiente e cultura.

O espaço está localizado em uma área privilegiada da cidade, dentro do Sítio Histórico. A região abriga bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS), como: a Casa de Gomes Jardim – onde moraram líderes da Revolução Farroupilha (Bento Gonçalves, por exemplo).

Visitas ou eventos

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (51) 3480-7089.

Endereço: Rua Quatorze de Outubro, nº 313 – Centro, Guaíba (RS).

Biblioteca Monteiro Lobato

Em 2016, a Fundação Toyota do Brasil modernizou e ampliou a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo (SP), demanda solicitada pelo Conselho de Orçamento Participativo do Município.

A cidade foi a primeira a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, por isso, tem uma grande importância histórica para a marca japonesa – que já apoiou outros projetos sociais no município, como: Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. 

Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça, o Projeto Biblioteca Monteiro Lobato ofereceu mais acessibilidade, conforto aos usuários e segurança ao acervo. O pavimento térreo segue o conceito de “biblioteca aberta”, um ambiente único e dividido por estantes baixas com fechamento em vidro. Além das melhorias na reforma, a obra também ganhou o conceito “verde” por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva.

Visitação

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (11) 2630-5100.

Endereço: Rua Dr. Fláquer, nº 26 – Centro, São Bernardo do Campo (SP).

Toyota e a Mata Atlântica

O projeto Toyota e a Mata Atlântica foi desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil de 2009 a 2011, quando a entidade ampliou seu foco de atuação e criou o projeto Toyota APA Costa dos Corais, operacionalizado pelo ICMBio  (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com apoio também da Fundação SOS Mata Atlântica.