Projeto Ambientação da Fundação Toyota do Brasil reduz consumo de recursos naturais na cidade de Indaiatuba (SP)

Releases
26.03.13

A Fundação Toyota do Brasil realiza a 6ª edição do projeto Ambientação em Indaiatuba (SP). Jovens e funcionários da Prefeitura da cidade serão capacitados para encontrar soluções criativas para os principais desafios na área de gestão e redução no consumo de recursos naturais por meio da metodologia TBP (Toyota Business Practices), programa desenvolvido e utilizado mundialmente pela Toyota. Cerca de 18.000 alunos de escolas municipais e 45 jovens assistidos pelos programas sociais, ProJovem e CRAS (Centro de Referência Social) terão o desafio de reduzir em 5% o consumo de energia das unidades em que atuam. Além de alcançar em 100% o gerenciamento de resíduos por meio de campanhas de conscientização e controles diários quanto à geração dos mesmos.

Já os funcionários da Prefeitura de Indaiatuba (SP) vão estabelecer as suas próprias metas, a partir das necessidades da comunidade, desenvolvendo a habilidade em gerenciamento de atividades, programas sociais, atendimento a portadores de deficiência, entre outros.

A metodologia exclusiva da Toyota é usada para identificar problemas e encontrar soluções sustentáveis e tem como objetivo proporcionar uma compreensão mais ampla do objeto de estudo, além de desenvolver as comunidades vizinhas às fábricas da Toyota e ampliar a qualificação profissional de cada indivíduo.

Em 2011, dos 20 jovens do programa ProJovem, participantes do Ambientação, dois foram contratados para trabalhar na Toyota e os outros 18 conseguiram uma colocação profissional na cidade. Já em 2012, os 60 jovens que participaram da ação foram apresentados para a ONG Educandário Deus e a Natureza, que desenvolve um programa de inclusão social em Indaiatuba, e a partir disso, inseridos em novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

“Com o projeto Ambientação, as crianças e a comunidade escolar de Indaiatuba são capacitadas com a metodologia e conscientizadas para a preservação do meio ambiente. Já os jovens e futuros profissionais têm, a partir desta iniciativa, maior capacitação técnica e prática para conquistar o seu primeiro emprego”, explica Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Em 8 de junho, serão apresentados todos os resultados obtidos a partir da aplicação da metodologia com estudantes das escolas municipais. E no dia 26 do mesmo mês haverá a entrega dos certificados para todas as unidades que atingiram as metas propostas. Já o encerramento dos grupos formados por participantes do ProJovem e funcionários públicos será no mês de dezembro, proporcionando um treinamento mais longo e contato contínuo com o ambiente corporativo, o que estimula maior desenvolvimento profissional e aumenta as expectativas dos participantes.

No segundo semestre, a iniciativa será ampliada para escolas de mais duas cidades onde a Toyota possui unidades fabris: Sorocaba (SP) e Guaíba (RS).

Metodologia Toyota para fornecedores

Com o objetivo de ampliar a capacitação e estimular o desenvolvimento sustentável por meio de atividades de preservação ambiental, a Fundação Toyota do Brasil promoveu, em 2012, o projeto Ambientação com a BRASA (Brazilian Automotive Suppliers Association), a associação de fornecedores da Toyota do Brasil.

A ação, que capacitou 33 profissionais de 19 empresas parceiras, promoveu assuntos sobre consumo consciente de energia e água, minimização de emissão de gases e segurança no trabalho.

Ao fim do curso, a Fundação Toyota do Brasil premiou a Rassini NHK Automotive como melhor trabalho desenvolvido. A empresa chegou a reduzir em 62,5% a emissão de dióxido de carbono em horário não-produtivo de uma esteira que desenvolve peças automotivas.

Sobre o Projeto Ambientação

A Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba (SP), promove o Projeto Ambientação, que tem foco na preservação do meio ambiente e era voltado apenas para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade. Desde 2008, a ação já envolveu mais de 370.000 pessoas entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e a comunidade.

A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota utilizando a metodologia TBP. A empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza em todas as unidades da Toyota. Entre as ações estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!