Projeto Like Trip leva jangadas temáticas à Costa dos Corais

Releases | APA Costas dos Corais
14.02.20

Janeiro de 2020 – A partir deste mês, a Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, inicia o projeto Like Trip, que tem como objetivo promover causas ambientais globais defendidas no Projeto Toyota APA Costa dos Corais por meio do turismo e valorização da cultura em Pernambuco e Alagoas.

No total são sete jangadas temáticas, em locais públicos de municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, região que recebe o Toyota APA Costa dos Corais, desde 2011, uma cooperação entre Fundação SOS Mata Atlântica e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil.

De acordo com Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil, a iniciativa visa apoiar a gestão, a proteção e a sustentabilidade da área de proteção e, também, promover o turismo sustentável e de base comunitária. “Com o Like Trip, esperamos difundir ainda mais a importância da conservação e proteção da flora e fauna da região, como aqueles relacionados ao peixe-boi-marinho e à tartaruga-marinha. Além disso, a ação promove a interação responsável da comunidade local e de turistas com essas áreas naturais fundamentais para o Brasil, seja por meio da cultura, da educação, da pesca ou do próprio turismo”, explica Viviane.

Os marcos do projeto Like Trip – o que significa que turistas podem tirar fotos e interagir com as jangadas – estão instalados nas seguintes cidades, com os respectivos temas:

  • Tamandaré (PE) – branqueamento de corais;
  • São José da Coroa Grande (PE) – pesca;
  • Maragogi (AL) – turismo sustentável;
  • Porto de Pedras (AL) – conservação do peixe-boi-marinho;
  • Passo de Camaragibe (AL) – cultura e educação;
  • Barra de Santo Antônio (AL) – mangue;
  • Paripueira (AL) – conservação das tartarugas.

Para o desenvolvimento das jangadas, a Fundação Toyota do Brasil convidou o artista alagoano Rafael dos Santos. Viviane conta que a escolha do artista se deu por ele ser um profissional especializado em murais e porque a valorização da cultura local é um dos pilares do plano de manejo da APA Costa dos Corais. “O Rafael preserva uma memória de raízes culturais locais. É fundamental valorizarmos os regionalismos históricos e culturais”, finaliza a executiva.

Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, também enxerga no projeto Like Trip uma grande oportunidade de engajar mais pessoas em prol das áreas protegidas brasileiras. “A região da APA Costa dos Corais está entre os principais destinos turísticos do país, mas pouca gente sabe que se trata de uma Unidade de Conservação. Uma ação como essa traz visibilidade para essa agenda e reforça a importância dessas áreas para a manutenção da biodiversidade e para qualidade de vida e geração de renda da comunidade que mora ali”.

As jangadas ficarão expostas durante todo o ano. Para saber a localização exata de cada ponto turístico, acesse o QR Code:

Para mais informações da campanha, acesse a página da Fundação Toyota do Brasil no Facebook e os perfis @fundacaotoyotadobrasil e @sosmataatlantica no Instagram. Ao compartilhar sua experiência nas mídias sociais use a #LikeTrip.

Sobre o projeto Toyota APA Costa dos Corais

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma cooperação entre Fundação Mata Atlântica e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. O objetivo é a conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, considerada a maior unidade de conservação marinha costeira federal do Brasil.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 10 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. Além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira.

Na área da educação, a Fundação Toyota do Brasil aplica uma metodologia exclusiva da montadora em órgãos públicos e em ONGs a fim de reduzir o consumo de recursos naturais das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas e Sorocaba por meio do projeto Ambientação.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira criada em 1986 para inspirar a sociedade na defesa da floresta mais ameaçada do Brasil. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da restauração da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Informações à imprensa | Fundação Toyota do Brasil

Thais Guedes – coordenadora de Projetos e Comunicação – thguedes@toyota.com.br

Thais Rebequi – Relações Públicas – trebequi.blues@toyota.com.br

TECERE | Gestão da Comunicação

Thays Aldrighe – thays@tecere.com.br

Dani Massone – danieli@tecere.com.br

Informações à imprensa | SOS Mata Atlântica

Luiz Soares – luiz@sosma.org.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!