Projeto Memória Local na Escola capacita multiplicadores em 135 escolas

Releases
06.07.12

A Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2007 o projeto Memória Local na Escola nas cidades onde a Toyota possui unidades fabris: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e Sorocaba (SP). A iniciativa é realizada com alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de formar agentes da memória local, que registram, valorizam e divulgam a história de vida dos moradores de suas cidades.

Em 2012, o Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá estão capacitando 236 professores, 200 coordenadores pedagógicos e 36 técnicas formadoras das Secretarias da Educação. Totalizando 135 escolas envolvidas no projeto e mais de 6 mil estudantes.

A capacitação é realizada de forma presencial e à distância, por meio de uma plataforma digital criada especialmente para a atividade. Em Sorocaba, onde o projeto teve início em 2011, todos os encontros de formação são presenciais de forma a alcançar melhores resultados.

“O projeto Memória Local na Escola fortalece o sentido de cidadania em seus participantes. A Fundação Toyota acredita na importância dessa ação e reafirma seu compromisso com a responsabilidade social nas comunidades onde a montadora está presente”, afirma Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

No segundo semestre, o foco do projeto é preparar alunos, professores e a escola para receberem os moradores que foram convidados pelas crianças para serem entrevistados e compartilharem seus conhecimentos. As histórias serão apresentadas pelos alunos sob a forma de textos e desenhos em diferentes produtos de divulgação. Poderão ser livros, revistas, cartões postais ou calendários.

Os trabalhos realizados pelos alunos em 2011 podem ser conferidos no site do Museu da Pessoa, pelo endereço www.museudapessoa.net.

Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de promover o diálogo entre a escola e a comunidade, tornando os alunos da rede pública de ensino agentes da história do seu município, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o projeto Memória Local na Escola. Antes, em 2007 e 2008, o projeto era patrocinado pela montadora Toyota do Brasil.

A metodologia usada pelo projeto, criada pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.

Museu da Pessoa

Fundado em São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa atua para transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos. Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de 3 outros museus em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 15 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos. (www.museudapessoa.net)


Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!