Projeto Toyota APA Costa dos Corais completa seu primeiro ano de atividades

Releases
06.09.12

O projeto Toyota APA Costa dos Corais, criado como base legal para dar suporte à gestão, uso sustentável e a preservação dos recifes costeiros na região entre Pernambuco e Recife divulga os resultados do deu primeiro ano de operações. Fruto da parceria entre Fundação Toyota do Brasil, Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio) e Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto possibilitou a melhoria no gerenciamento da área, com a realização de aproximadamente 50 ações, entre monitoramentos, fiscalizações e apurações de infrações e denúncias.

Para a gestão socioambiental da APA Costa dos Corais, foi formado, em 21 de julho de 2011, um Conselho Consultivo com 27 acentos, a cargo de 51 organizações, representando o setor público e a sociedade civil. Até o fim do ano, o Conselho constituirá cinco câmaras técnicas que deverão subsidiar e apoiar a elaboração e execução de diversas ações do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

“A Fundação Toyota do Brasil considera o projeto Toyota APA Costa dos Corais uma iniciativa inovadora, que une diferentes públicos em prol da proteção e conservação da área. E mais do que apresentar ações imediatas, o projeto objetiva, por meio do fundo de perpetuidade, a continuidade das atividades ao longo dos anos, garantindo resultados consistentes”, aponta Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

“Para a SOS Mata Atlântica é muito importante estabelecer esse tipo de aliança com a Fundação Toyota do Brasil e o ICMBio, fortalecendo as ações regionais e apoiando as iniciativas locais em prol da proteção e sustentabilidade de uma região como esta”,  destaca Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica. Para Márcia Hirota, o sucesso do empreendimento também passa pela parceria com as instituições locais em busca do fortalecimento institucional e de soluções para o uso sustentável da biodiversidade marinha na APA Costa dos Corais. “Esses atores estão cada vez mais conscientes da sua importância para a conservação dos recursos naturais e podem utilizá-los de forma mais ordenada”, afirma.

Para o chefe regional do ICMBio, Paulo Junior, a parceria é importante para o apoio aos diversos programas desenvolvidos – monitoramento, fiscalização, uso público e gestão socioambiental. “Mas a maior conquista é a crescente visibilidade e conscientização da população local quanto à necessidade de se preservar parte importante dos recifes da costa brasileira. O próximo passo é a consolidação do programa de comunicação visual que deverá ampliar as informações a todos os turistas”.

Além do ICMBio, instituições locais como o Instituto Recifes Costeiros (Ircos), a Cooperativa Náutica Ambiental, o Instituto BiomaBrasil e a Associação Peixe-boi estão sendo beneficiados.

Sobre o Projeto APA Costa dos Corais

A Fundação Toyota do Brasil patrocina o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco, e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga a segunda mais importante barreira de corais do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propicia ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas.

Para completar as ações com foco na preservação, o projeto também trata de questões socioeconômicas, como o ordenamento do turismo de baixo impacto, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!