Projeto “Toyota Trilhas da Natureza” chega neste sábado a Indaiatuba (SP)

Releases
17.06.11

Como forma de despertar o interesse da população para a preservação do meio ambiente, a Fundação Toyota do Brasil, com o apoio da Toyota do Brasil e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, realiza o projeto “Toyota Trilhas da Natureza”, neste sábado, 18 de junho, na cidade de Indaiatuba (SP), onde fica a fábrica da Toyota que produz Corolla, líder de mercado entre os sedãs médios. Com diversas atrações culturais e educativas ao longo do dia, o público poderá participar ativamente de oficinas socioambientais e assistir a espetáculos infantis. O evento terá como destaque as apresentações da Orquestra do Projeto Guri de Indaiatuba, da banda Studio 57, além da banda Petit Café, que alia clássicos do MPB à sua música. Encerrando a programação haverá, às 20h30, um show da banda Jota Quest.

Premiação e reconhecimento sustentável

Além das atividades ambientais e culturais que acontecem durante o projeto Toyota Trilhas da Natureza no sábado, a fabricante de veículos, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP), premiará as escolas vencedoras do “Projeto Ambientação” no Parque Ecológico da cidade. A ação tem como objetivo resgatar na comunidade a consciência ambiental referente à necessidade da redução do consumo e da conservação de recursos naturais. Para isso, colaboradores da Toyota ajudam a disseminar as práticas ambientais aplicadas na empresa com o intuito de reduzir em, pelo menos, 5% os gastos em água e energia.

Em 2010, foram envolvidos 16 mil alunos da rede de ensino de Indaiatuba (SP) e cerca de 70% das escolas participantes conseguiram diminuir em até 5% os gastos com água e energia elétrica. Neste ano estão participando 54 escolas municipais de Indaiatuba, totalizando 18 mil alunos trabalhando em três temas distintos: 18 escolas têm como foco o tema água, outras 18 trabalharão com o tema resíduo e as demais com o tema energia. Desde o inicio das atividades, colaboradores da Toyota avaliaram o trabalhado realizado.

Meio Ambiente

O respeito pelo meio ambiente é um dos principais pilares de sustentação da Toyota. Desde o planejamento de suas fábricas, a marca, em todo o mundo, realiza estudos sobre impacto ambiental e, a partir dos resultados obtidos, projeta suas unidades produtivas dentro de parâmetros que minimizem danos à fauna, à flora e à atmosfera.

O processo produtivo (Toyota Production System, ou, em português, Sistema Toyota de Produção, consolidado a partir da década de 40) também agrega ações que minimizam o impacto ambiental. Isso ocorre, principalmente, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, cujo principal objetivo é suplantar as exigências determinadas pela norma ISO 14001. Além disso, todos os colaboradores são estimulados a contribuir com sugestões que reduzam o consumo de insumos naturais, como parte da cultura de melhoria contínua (Kaizen) característica da Toyota.

As fábricas da Toyota do Brasil de São Bernardo do Campo (SP), onde se produz autopeças, e Indaiatuba, onde é feito o Corolla, bem como o Centro de Distribuição de Guaíba (RS), são certificados pela norma ISO 14001.

A política de meio ambiente empregada pela Toyota também é disseminada em sua cadeia de fornecedores e na Rede de Concessionárias. Para os fornecedores, a montadora lançou em junho de 2007 o Guia Ambiental de Compras, um manual que os orienta sobre como produzir seus produtos dentro de parâmetros ecologicamente responsáveis.

Na Rede de Concessionárias, a montadora aplica o programa Derap (Dealer Environmental Risk Audit Program), que significa, em português, Programa de Auditoria de Riscos Ambientais em Distribuidores. O Derap estabelece metas e avalia as concessionárias da marca quanto à política ambiental da Toyota. Nessa avaliação, são considerados, entre outros, fatores como redução de consumo de energia, água e papel bem como armazenamento e descarte do óleo retirado dos veículos, nos processos regulares de troca.

Serviço

Toyota Trilhas da Natureza
Data: 18 de junho de 2011 – sábado – ENTRADA FRANCA
Horário: das 9h às 20h30
Local: Parque Ecológico de Indaiatuba
Endereço: Av. Fábio Roberto Barnabé, 709 – Indaiatuba

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!