Mulher costurando peça em crochê Igualdade de gênero

Crochetando o Futuro

Conectado ao ODS 5 Igualdade de Gênero

Promover a sensibilização ambiental envolvendo todos que, de alguma maneira, fazem parte do ecossistema a ser conservado é um dos maiores desafios para os agentes socioambientais. É nesse cenário que o Crochetando o Futuro, projeto desenvolvido pela Chalana Esperança, parceiro do Instituto Espaço Silvestre, tem realizado um trabalho de educação ambiental e desenvolvimento de economias locais na área do Pantanal, desde 2020. O projeto foi um dos três selecionados no último edital da Fundação Toyota do Brasil (FTB) para receber um aporte financeiro de R$100 mil, para o fortalecimento de suas atividades na região, levando cursos de capacitação profissional para 60 mulheres Pantaneiras, moradoras de Poconé, município do Pantanal Norte, no Mato Grosso.

O Crochetando o Futuro surgiu com o propósito de capacitar mulheres de Porto Jofre, no Pantanal, para que pudessem trabalhar na economia local, promover a valorização das espécies locais, auxiliando, ainda, no empoderamento financeiro e sustento de suas famílias. Em atuação desde 2020, atualmente, o projeto está sob a coordenação das biólogas Rachel Montesinos e Daniella França. 

 O objetivo é, portanto, profissionalizar mulheres pantaneiras de baixa renda da região na confecção de amigurumis de espécies de animais do bioma e outros artigos de crochê, que poderão ser comercializados nos hotéis para os turistas que visitam o município. Durante todo o ano, serão realizados cinco cursos presenciais, com cinco dias de duração, e totalizando 10h de contato, cada. Além dos encontros presenciais, as mulheres participantes receberão acompanhamento remoto, enquanto desenvolvem suas habilidades com o crochê. Ao final do curso, as alunas participarão de aulas de gestão financeira básica e empreendedorismo.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!