Igualdade de gênero

Jovens Mulheres nas STEAM

Conectado aos ODS 5 Igualdade de Gênero

De acordo com dados da UNESCO, estima-se que apenas 30% dos cientistas do mundo sejam mulheres. Essa realidade pode ser alterada se, desde o período escolar, jovens meninas sejam estimuladas a ter mais conhecimento sobre ciências exatas, engenharia e computação.

Em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), a Fundação Toyota leva a metodologia STEAM (em inglês – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) a jovens mulheres da rede de ensino municipal do Ceará.

Além de fomentar o interesse das alunas por essas áreas, o Programa Jovens Mulheres nas STEAM busca romper paradigmas de que mulheres estariam mais aptas a carreiras voltadas para as ciências humanas, por meio da promoção de estratégias de igualdade de gênero e incentivo à representação feminina no mercado de trabalho tecnológico.

O “A” acrescido à sigla original vem de “Arte”,  já que o programa também trabalha o lado artístico das alunas, a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados para complementar a construção de sistemas, automação, robótica, entre outros.

A ação, que terá início em 5 de abril de 2022 e previsão de término em julho do mesmo ano, vai beneficiar 50 alunas (cis e trans) da rede municipal de ensino do Vale do Caju, que fica na região metropolitana de Fortaleza (CE).

Ao final do curso, que será presencial, as alunas participarão de uma “ maratona tech”,  com exposição de protótipos produzidos pelo grupo, rodas de conversa, palestras e jogos didáticos e interativos.

O Programa Jovens Mulheres na STEAM também está conectado aos ODSs 4 (Educação de Qualidade), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura),  10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!