Educação de qualidade

STEM Brasil

Conectado ao ODS 4 Educação de qualidade

21.435

mil alunos de municípios do estado amazonense foram impactados pelo STEM Brasil

368

professores formados

35

escolas atendidas

O STEM Brasil, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, é um programa de capacitação de alta qualidade para professores do ensino público. O programa possui abordagem prática baseada em técnicas inovadoras para elevar o nível do currículo de física, química, biologia e matemática com diversas atividades práticas, que podem ser aplicadas nos três níveis de ensino brasileiro (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio). 

O objetivo é contribuir com a formação dos educadores dessas disciplinas para que preparem alunos de escolas públicas para a faculdade e uma carreira mais próspera.

Realizado em parceria com a Educando, o Programa STEM Brasil levou a metodologia STEM (em inglês – Science, Technology, Engineering and Mathematics), de 2020 a 2022, para 35 escolas públicas de 20 municípios do Amazonas. A ação já beneficiou mais de 21 mil alunos e alcançou mais de 300 docentes por formação contínua e aperfeiçoamento profissional. 

Para 2023, a atuação do Programa foi expandida para Ipiáu, interior da Bahia, e pretende alcançar 60 professores, coordenadores pedagógicos e gestores e beneficiar mais de 2.200 alunos.

Os resultados da aplicação da metodologia nas escolas do Amazonas são expressivos e relevantes. De acordo com a pesquisa realizada com estudantes e diretores após as ações do Programa, houve um aumento de 40% no interesse de alunos nas disciplinas de Ciências da natureza e Matemática, o que demonstra o impacto positivo das atividades do STEM Brasil na maneira como os estudantes se engajam com o assunto.

Outro dado importante é que, depois do Programa, 100% dos professores realizam atividades práticas e experimentos com suas turmas. Antes, apenas 60% realizavam esse tipo de iniciativa. Isso indica que o envio de kits de materiais para as escolas teve resultados positivos tanto nos alunos, quanto nos professores.

Parceiros

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!