Resultados da estação reprodutiva 2011 revelam sucesso das ações de proteção realizadas pelo Projeto Arara Azul

Releases
19.06.12

A estação reprodutiva de 2011 teve início no mês de junho, após uma das maiores cheias das últimas décadas no Pantanal de Miranda. O período reprodutivo se estendeu até março de 2012, com a primeira postura de ovos observada em 22 de julho e a última em 14 de dezembro. O nascimento do primeiro filhote ocorreu no mês de agosto.

No período de reprodução 2011, a equipe do projeto monitorou 129 ninhos, sendo 96 na região de Miranda, 5 em Aquidauana, 21 em Abobral e 7 em Bonito. No Pantanal de Miranda, onde é registrada a maior quantidade de ninhos, sendo 56 naturais e 40 artificiais, foi observado que os ninhos artificiais sofrem menor predação. Essa proteção aumenta a chance de sobrevivência das aves e no final da estação reprodutiva foi registrado que 56% dos filhotes que voaram nasceram em ninhos artificiais, resultado direto do projeto.

“O aumento do número de filhotes voando de ninhos artificiais demonstra o sucesso direto de nosso trabalho. É muito gratificante constatar que, devido ao esforço de nossa equipe, temos 18 filhotes a mais voando nas quatro áreas monitoradas”, afirma Neiva Guedes, bióloga, professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp e idealizadora do projeto.

No geral, durante a estação reprodutiva, foram realizadas 53 posturas, com total de 102 ovos e nascimento de 55 filhotes. Deste número, 32 filhotes voaram de seus ninhos, o restante não sobreviveu devido predação e outras causas naturais como ovos não fecundados, interrupção do desenvolvimento do embrião, fungos, entre outros. O pico de postura dos ovos foi observado no mês de agosto, com 40% das posturas.

Atendimento a turistas

No período reprodutivo de 2011 foram realizadas 26 palestras no Centro de Visitantes do Projeto Arara Azul e seis saídas de campo na fazenda Caiman. Dentre o público atendido estavam brasileiros, estrangeiros, adultos e crianças, divididos em grupos diversos formados por naturalistas, turistas, biólogos, estudantes e convidados.

“Para a Fundação Toyota do Brasil, além do trabalho de campo, como monitoramento dos ninhos e o desenvolvimento de pesquisas, é muito importante disseminar boas práticas e alertar o maior número de pessoas sobre a preservação dessa espécie que quase desapareceu do Brasil no final dos anos 80, com apenas 1.500 indivíduos. Graças aos esforços do projeto, já contabilizamos mais de 5 mil aves apenas no Pantanal e buscamos resultados ainda mais expressivos”, afirma Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Área Monitorada

Nestes 22 anos do Projeto Arara Azul, com apoio da Fundação Toyota, a área monitorada foi ampliada de 47 mil hectares para 400 mil hectares, abrangendo as regiões da Aquidauana, Miranda, Abobral e Bonito. Esse monitoramento só é possível graças a capacidade off-road das três Hilux usadas pela equipe para realizar as atividades do projeto, possibilitando a entrada em locais de difícil acesso ou alagados durante todas as estações do ano.

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

 

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!