Toyota APA Costa dos Corais inicia mais uma ação para fortalecer turismo sustentável na região

Releases
27.08.15

Melhorar a qualidade no atendimento aos turistas, gerar renda e aumentar a conscientização ambiental são os principais objetivos da iniciativa Jangadeiros da Rota Ecológica. A ação será desenvolvida por meio do projeto Toyota APA Costa dos Corais pelo Instituto Yandê com apoio da Fundação Toyota do Brasil. O objetivo da atividade é capacitar mais de 40 jangadeiros dos municípios alagoanos de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, para atender os turistas que visitam as áreas diariamente.

O projeto Jangadeiros da Rota Ecológica será realizado em um período de dez meses e contará com palestras e oficinas, que irão disseminar informações sobre os ecossistemas da região como recifes de coral, estuários, manguezais, praias e mata atlântica. O objetivo é que esses profissionais sensibilizem os visitantes sobre a necessidade da conservação dos ambientes, fortalecendo o turismo sustentável e desenvolvendo de forma regrada as atividades econômicas nas áreas de visitação da APA Costa dos Corais.

O seminário de abertura do projeto aconteceu na última semana na Biblioteca de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, e contou com a presença dos jangadeiros de base comunitária e parceiros do Toyota APA Costa dos Corais. O primeiro curso está previsto para acontecer ainda em setembro.

Toyota APA Costa dos Corais

Realizado no Nordeste brasileiro, em oito municípios de Alagoas e três em Pernambuco, o projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, ICMBio e entidades locais. A ação tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.

Também faz parte da ação a preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho, que de acordo com recente levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), deixou de constar na categoria Criticamente em Perigo (CR) e passou para a Em Perigo (EN), classificação intermediária da lista brasileira de animais ameaçados de extinção. A iniciativa trabalha agora para que a espécie passe para a categoria Vulnerável (VU) até que haja a recuperação total da espécie, sendo retirada do documento brasileiro.

Como característica das iniciativas de desenvolvimento sustentável, foi criado um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto seja autossustentável em um período de dez anos. No total, são mais de 413 mil hectares de área protegida na Toyota APA Costa dos Corais. E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!