Vitrine Cultural abre a 7ª edição da Exposição Histórico das Festas de Iemanjá

Releases
04.02.19

O Vitrine Cultural, localizado em Guaíba (RS), abriga pelo sétimo ano consecutivo a Exposição “Histórico das Festas de Iemanjá”, organizada pelo Templo de Umbanda e Candomblé Estrela do Oriente. O local, revitalizado pela Fundação Toyota do Brasil em 2012, em parceria com a Prefeitura de Guaíba, abre a exposição nesta quinta-feira, dia 10, às 20h. A mostra será exibida até 10 de fevereiro com entrada gratuita.

A exposição – segunda mais visitada do espaço cultural no ano, atrás apenas da Semana Farroupilha de Guaíba – recebe mais de 900 visitantes por edição e faz parte dos festejos em homenagem a Iemanjá, uma divindade feminina – denominada de orixá – nas religiões Candomblé e Umbanda, sendo seu nome originado no idioma africano Yorubá. Os festejos a Iemanjá acontecem em Guaíba há 41 anos e incluem, além da mostra, arreamento do barco e uma procissão, entre outras atividades.

As peças da exposição “Histórico das Festas de Iemanjá” englobam elementos ritualísticos da Umbanda e do Candomblé, objetos de percussão e fotos. Os destaques são uma imagem de Iemanjá original das primeiras festas da década de 1970, restaurada em 2012, e uma figura articulada de Samba Kalunga, divindade dos mares no Candomblé, com suas vestes tradicionais.

Serviço:

Exposição Histórico das Festas de Iemanjá

Local: Vitrine Cultural (Rua 14 de Outubro, 313 – Sítio Histórico – Guaíba/RS)

Data: de 11/1 a 10/2

Horário: de terça a sexta, das 9h30 às 17h30; sábados e domingos das 10h30 às 17h30

Entrada: grátis

Informações: (51) 3480-7089

Como chegar:

Para chegar a Guaíba de Porto Alegre, você pode pegar um catamarã que dura cerca de 20 minutos para atravessar o Rio Guaíba. O embarque em Porto Alegre pode ser feito em 2 locais: Cais Mauá (Centro) e no Píer do Barra Shopping Sul. Para mais informações sobre a travessia, acesse: www.travessiapoaguaiba.com.br

Sobre o Vitrine Cultural

Revitalizado com apoio da Fundação Toyota do Brasil, o Vitrine Cultural está localizado na “Casa do Juiz”, que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca de Guaíba nas décadas de 1960 até 1990. Atualmente, o espaço é aberto ao público e abriga diversas atrações de fomento ao desenvolvimento turístico e cultural da cidade, como exposições de arte, lançamentos de livros, oficinas e palestras.

Além do local para exposições temporárias, o Vitrine Cultural abriga outro espaço de exposição fixa com painéis que contam a história da Revolução Farroupilha e o Memorial da Chama Crioula do Milênio.

Desde a restauração, em 2012, o Vitrine Cultural já recebeu mais de 120 mil visitantes. Só em 2018 foram mais de 8.000 visitantes vindos de diferentes Estados brasileiros, inclusive de outros países.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 406 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é uma das maiores províncias de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.


Informações à Imprensa – Fundação Toyota do Brasil:

Anderson Suzuki – Gerente Geral de Comunicação – (11) 4390-4046

Rafael Borges – Chefe de Imprensa – (11) 4390-4177

PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Thais Rebequi – (11) 4390-4032 – trebequi.printerpress@toyota.com.br

Anamaria Rinaldi – (11) 5582-1624 – anamaria.rinaldi@grupoprinter.com.br

Felipe Salomão – (11) 5582-1588 – felipe.salomao@grupoprinter.com.br

www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!