Empregabilidade e qualificação profissional para mulheres Pantaneiras

Diversidade | Edital | Qualificação | Projeto
22.09.23
Na foto, uma mulher branca, de óculos e cabelos cacheados na altura dos ombros, mostra uma peça em crochê para duas outras mulheres, que estão sentadas

Empregabilidade e qualificação profissional para mulheres pantaneiras é o que busca o projeto Crochetando o Futuro, desenvolvido pela Chalana Esperança em parceria com o Instituto Espaço Silvestre. A iniciativa é uma das selecionadas no Edital 2022 da Fundação Toyota do Brasil. Esse projeto, focado na qualificação e geração de renda para mulheres da região do Pantanal, tem como objetivo qualificar as participantes na técnica de produção de amigurumis (bichinhos de tricô) da fauna da região e sensibilizar a comunidade local sobre a importância da conservação ambiental. Cerca de 60 mulheres de Poconé, no Mato Grosso, fazem parte do projeto.

Promovendo a Sustentabilidade no Pantanal

O Pantanal, uma região rica em biodiversidade, enfrenta desafios significativos de conservação por conta de mudanças ambientais e ameaças à fauna e à flora locais. O Crochetando o Futuro visa não apenas fornecer uma fonte de renda adicional para essas mulheres, mas também atender a demanda por souvenires turísticos que tenham relação com o local, contribuindo para o turismo sustentável na região.

O Projeto em 2023

As atividades do grupo começaram em janeiro. Ao longo do ano, serão realizados cinco módulos presenciais, totalizando 10 horas cada. Além das técnicas de crochê, o projeto também incluirá aulas sobre gestão financeira básica e empreendedorismo, visando qualificá-las também na gestão de seus negócios.

O Crochetando o Futuro representa uma valiosa iniciativa que combina conservação ambiental, geração de renda e empoderamento feminino, destacando a importância de projetos como esse na promoção da sustentabilidade e inclusão social nas comunidades locais.

Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais sobre esse e outros projetos: 

Linkedin

Instagram

Igualdade de gênero

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!