Mulher em curso de mecânica automotiva Igualdade de gênero

Elas Podem

Conectado ao ODS 5 Igualdade de Gênero

O interesse de mulheres pelo universo dos carros vem crescendo a cada ano. De acordo com dados do Denatran, elas já são 25,8 milhões, o equivalente a 35% do total de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) válidas no país. Além disso, em 2017, o público feminino representava 46% do atendimento em oficinas mecânicas.

O projeto Elas Podem, uma das três iniciativas contempladas no Edital 2022, vai qualificar mulheres para, dentre outros pontos, atender a essa demanda crescente.  Organizado pela OSC Associação de Assistência Social São João Vianney, o Projeto oferecerá aulas em mecânica para 20 mulheres cis e trans, que vivem preferencialmente na região sul de Campinas (SP), além de gestão e empreendedorismo. O projeto também oferecerá palestras para comunidade do entorno da instituição, impactando cerca de 400 pessoas. A previsão é que as oficinas tenham início em março de 2023.

Além da parte prática, a iniciativa busca ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a ter um projeto de vida, trabalhando suas autoestimas e fornecendo apoio socioassistencial. 

Durante o projeto, as participantes, que não precisam ter experiência prévia no tema, farão um ano de oficina de mecânica automotiva em parceria com a Escola do Mecânico de Campinas e, terão como complemento conhecimentos relacionados a gestão e empreendedorismo, em parceria com SEBRAE Campinas.

Além do ODS 5, o Projeto Elas Podem também está conectado aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!