Fundação Toyota do Brasil lança novo edital para apoiar projetos de educação e diversidade

Diversidade | Releases | Atuação | Educação | Sem categoria
11.07.23

Com aporte de até R$ 100 mil, as três iniciativas selecionadas devem contemplar grupos minorizados

A Fundação Toyota do Brasil lança hoje (20) a terceira edição do seu edital de apoio a iniciativas voltadas para diversidade, educação e redução do impacto das desigualdades sociais. As três iniciativas selecionadas vão receber um aporte de até R$100 mil para execução de suas atividades. O último, realizado em 2022, recebeu mais de 380 inscrições de organizações de todas as regiões do país.
 

Desde a primeira edição, em 2021, os editais da Fundação vêm focando na qualificação e educação de grupos minorizados, que vivem em situação de vulnerabilidade social e financeira. “Queremos conhecer mais iniciativas que aconteçam no Brasil inteiro e que contribuam com o desenvolvimento econômico do país como um todo. Buscamos, também, diversidade, não apenas de gênero, mas que também sejam inclusivas com pessoas LGBTQIAP+, com deficiência e de todas as raças. Além da visibilidade e dos recursos, a Fundação apoia a operação dos projetos, de forma que eles possam se tornar negócios sistêmicos e consigam seguir adiante. Para nós, vai além de gerar apenas emprego e renda, é sobre dar ferramentas que permitam que os impactos positivos sejam perenes”, comenta Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Além de contribuírem para a valorização de grupos minorizados, as iniciativas devem ter aderência a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Inscrições                                                                                                                                          

As organizações interessadas podem se inscrever até o dia 25 de julho, às 10 horas da manhã, pelo site da Fundação. A previsão é que os projetos selecionados sejam anunciados em setembro.

Para mais informações, acesse: https://fundacaotoyotadobrasil.org.br/edital/

Principais ODS a serem atingidos no Edital 2023

Edições passadas

Os projetos selecionados nos editais de 2021 e 2022 alcançaram diretamente mais de 200 mulheres e jovens meninas das regiões Nordeste, Centro Oeste e Sudeste, além de outras 400 pessoas de forma indireta. A partir dos conhecimentos adquiridos nas iniciativas, as participantes poderão buscar vagas mais qualificadas no mercado formal de trabalho, contribuindo, assim, para geração de renda para elas e suas famílias. Todas as iniciativas contempladas nos últimos editais têm o ODS 5 (Igualdade de Gênero) como principal foco. 

Em 2022, os projetos selecionados foram: Tecido Transformador, de qualificação em corte e costura e empreendedorismo para mulheres trans.em situação de vulnerabilidade de Salvador (BA), Elas Podem, que qualifica mulheres cis e trans em mecânica automotiva e empreendedorismo, e Crochetando o Futuro, que ensina técnicas de crochê para mulheres de Poconé (MT) .
Já na primeira edição, realizada em 2021, as iniciativas escolhidas foram: Mulheres Prronto!, de qualificação em elétrica predial básica para mulheres que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade de Belo Horizonte (MG), Jovens Mulheres nas STEAM, que levou a metodologia STEAM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para alunas cis e trans da região do Vale do Caju, na região metropolitana de Fortaleza (CE), e Mulheres em Expressão, que mudou a vida de mulheres periféricas, também de Fortaleza (CE), por meio de qualificação profissional em empreendedorismo e oficinas de costura e culinária.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!