Igualdade de gênero

Mulheres PRRONTO!

Conectado ao ODS 5 Igualdade de Gênero

Profissionais mulheres representam menos de 10% da mão de obra na área de construção civil. Para contribuir com a mudança dessa realidade e promoção da equidade de gênero no setor, a Fundação Toyota do Brasil patrocina a nova turma do Mulheres Prronto!, curso de Elétrica Predial de Baixa Tensão. Voltado para mulheres que vivem em Barreiro, em Belo Horizonte (MG), região com grande situação de vulnerabilidade social.

Além da nova profissão, o programa busca desenvolver habilidades como empreendedorismo, trabalho em equipe e planejamento financeiro. Durante o curso, as alunas também receberão informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O curso se iniciou em 03 de março de 2022, terá três meses de duração e 160 horas de aula prática e teórica. As 20 alunas selecionadas receberão um kit para que possam aplicar os ensinamentos na prática. Ao fim do curso, as alunas estarão aptas a atuar na manutenção elétrica predial e, assim, gerar mais renda e qualidade de vida para si e/ou para suas famílias.

Metodologia

A abordagem do curso se baseia no “aprender para fazer”, isto é, em Metodologias Ativas, em que o aprendizado efetivo se dá apenas quando a aluna é responsável por sua experiência; ela é a protagonista, participando de forma dinâmica, interagindo com as colegas e  os professores. 

Impactos Positivos

Empoderamento Feminino: geração de trabalho e renda, além de preparação para o planejamento financeiro e de empreendedorismo.

Desenvolvimento de habilidades: possibilita melhor autoconhecimento das mulheres, contribuindo para elevar a autoestima e confiança, bem como as ajuda a estabelecer estratégias para alcançar a realização de outros projetos de vida;

Edital Fundação Toyota

O Mulheres Prronto! é um dos projetos selecionados no Edital Fundação Toyota, lançado em 2021, para apoiar o desenvolvimento de ações com grupos de diversidade e de grupos minorizados, promovendo conscientização e discussão de políticas públicas, educacionais e boas práticas. 

Além de estar conectado ao ODS 5, Alcance da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. a iniciativa dialoga também com quatro outros ODSs:

01 — Geração de renda que pode ou não ser complementar. 

04 — Educação inclusiva e equitativa promoção de oportunidade de aprendizado e de qualificação profissional; 

08 — Trabalho decente e crescimento econômico sustentável; 

10 — Redução das desigualdades.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!