Projeto Ambientação

O Projeto Ambientação foi criado em 2008 pela Toyota do Brasil em parceria, inicialmente, com as prefeituras das regiões onde a Toyota do Brasil possui unidades fabris, como: Campinas, Indaiatuba e Sorocaba (SP). A partir de 2009, o projeto foi incorporado pela Fundação Toyota do Brasil.

O objetivo é disseminar conhecimento e promover o desenvolvimento sustentável da sociedade utilizando o TBP (Toyota Business Practices), metodologia exclusiva da montadora japonesa. 

Durante o Ambientação, os participantes são apresentados às atividades de conservação ambiental que a Toyota realiza em suas unidades, como: reflorestamento, controle de produtos químicos, reciclagem de lixo, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água. 

Com base nos valores da instituidora, eles desenvolvem um projeto final que é acompanhado por colaboradores da empresa e da Fundação Toyota do Brasil, desenvolvendo estratégias e propondo metas de redução no consumo de recursos naturais (água e energia elétrica) no local, além da implementação do gerenciamento de resíduos.

O TBP pode ser utilizado em prédios públicos, organizações não-governamentais (ONGs) ou até mesmo em residências, por exemplo.

Em 2019, foi lançado o EAD Ambientação – projeto realizado de forma online.

Curiosidades

O Ambientação já envolveu mais de 500 mil pessoas entre alunos, professores e servidores públicos que agem como multiplicadores de boas práticas para a comunidade onde estão inseridos. 

Além disso, a iniciativa já conquistou dois importantes prêmios: o Top Car TV em 2014 – principal premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social” e o Prêmio REI 2016 (Reconhecimento à Excelência e Inovação) na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.