Fundação Toyota do Brasil divulga resultado do edital lançado para apoiar projetos de educação e diversidade

Diversidade | Fundação | Releases
28.10.22

A convocação deste ano superou os números da edição anterior, tendo recebido mais de 380 inscrições de todos os estados do país

São Paulo, 28 de outubro de 2022 – A Fundação Toyota do Brasil divulga, hoje (28), os projetos selecionados no Edital 2022. As iniciativas escolhidas foram Crochetando o Futuro, do Mato Grosso, Elas Podem, de São Paulo, e Tecido Transformador, da Bahia, todas voltadas para a valorização e qualificação de mulheres, cis e trans. O chamamento deste ano recebeu mais de 380 propostas (155 a mais do que na edição anterior), com inscrições de todos os estados do Brasil. Cada um dos projetos receberá um aporte de até R$ 100 mil para execução das atividades em 2023.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), em março de 2022, a taxa de desemprego das mulheres é superior a dos homens desde 2012. Ainda segundo a pesquisa, o índice de desempregadas era de 16,45% em 2021, o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres. No total, o índice médio anual de desemprego na economia foi de 13,20% em 2021, de acordo com o levantamento.

Para Otacílio do Nascimento, diretor da Fundação, o movimento da organização em apoiar projetos que qualificam e empoderam mulheres é fundamental para que essa situação mude. “Precisamos fornecer as ferramentas necessárias para que tenhamos um aumento da representatividade feminina no mercado de trabalho. Ficamos muito honrados em ajudar a transformar a vida das mulheres alcançadas pelas iniciativas selecionadas”, comentou.

Edital 2022 supera a edição anterior

Nesta edição, além do número expressivo de inscrições, foram recebidas propostas de todos os 26 estados do país, além do Distrito Federal. “Ficamos muito felizes com o alcance nacional que nosso edital teve. Agradecemos a todos que tiveram interesse em participar e saibam que não foi fácil selecionar três iniciativas dentre tantas boas. Mas, isso nos mostra que existem organizações interessadas em construir um país mais igualitário e inclusivo. Unindo forças, nossas ideias têm um potencial ainda mais transformador”, ressaltou Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Conheça mais sobre os projetos selecionados:

Tecido Transformador

Organizada pela ONG Somos Ser, a iniciativa é voltada prioritariamente para mulheres transexuais de baixa renda que vivem em Salvador/BA. Por meio da qualificação profissional em corte e costura criativa e empreendedorismo, o projeto possibilita uma melhoria das condições de vida, redução das desigualdades e igualdade de gênero. Com o apoio da Fundação, o projeto conseguirá alcançar 40 mulheres.

Elas Podem

O projeto oferecerá curso de mecânica automotiva, além de capacitação sobre gestão de negócios e empreendedorismo, para mulheres cis e trans que residam, preferenciamente, em Campinas/SP. Com isso, a Associação de Assistência Social São João Vianney, organização não governamental responsável pela iniciativa, busca contribuir com o empoderamento feminino por meio da educação. O projeto beneficiará diretamente 30 mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

Crochetando o Futuro

A ONG Instituto Espaço Silvestre (IES) promoverá curso de capacitação para mulheres ribeirinhas e de baixa renda residentes de Poconé/MT, no qual elas aprenderão a confeccionar amigurumis, pequenos bonecos feitos em crochê ou tricô. Aproveitando o bioma local, que encanta os turistas da região, além de outros objetos, elas produzirão amigurumis de animais da fauna do Mato Grosso, que serão comercializados em hotéis da área. O curso será oferecido para 60 mulheres, divididas em três turmas.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!