Fundação Toyota do Brasil: três anos de atividades focadas na preservação ambiental

Releases
07.08.12

A Fundação Toyota do Brasil foi criada em 2009 para ser o braço social da montadora e promover o desenvolvimento sustentável por meio de ações de defesa, preservação e conservação do ambiente, bem como a formação de cidadãos e assistência social. Atualmente, a Fundação realiza projetos de abrangência nacional e iniciativas locais nas cidades onde a Toyota possui unidades fabris.

Projetos Nacionais

– Toyota APA Costa dos Corais


O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma iniciativa que visa à conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, bem como toda flora e fauna da região.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA; o suporte e financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo e o empoderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsável dentro da área de proteção ambiental.

– Toyota e a Mata Atlântica

Antes do Toyota APA Costa dos Corais, a Fundação Toyota promovia o projeto Toyota e a Mata Atlântica, focado na proteção de áreas devastadas do bioma. O projeto foi finalizado em 2010 e resultou no plantio de mais de 15 mil árvores, a criação de cinco áreas de preservação ambiental, criação de grupos de voluntários, programas de conscientização nas escolas, entre outras ações.

– Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.
No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. No final da década de 1980, essa espécie ameaçada de extinção chegou a contabilizar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, graças aos esforços da equipe do projeto, o número de araras-azuis já passa de 5 mil.

– Expedição Pantanal

O projeto Expedição Pantanal percorreu 10 rotas entre julho e dezembro de 2011 para mapear as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do bioma e o diagnóstico de problemas socioambientais.

No total foram mais de 14 mil quilômetros rodados a bordo da Hilux Expedição Pantanal, 150 pessoas entrevistadas e 77 iniciativas relatadas e compiladas, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região com lançamento previsto em agosto de 2012.

Projetos locais

– Ambientação

Realizado com alunos da rede municipal de ensino de Indaiatuba (SP), a iniciativa visa conscientizar os participantes para redução do consumo de recursos naturais por meio da capacitação com metodologias de gestão exclusivas da Toyota, objetivando diminuir o consumo de água, energia elétrica e gerenciamento de resíduos.

No total, o projeto já reuniu mais de 240 mil participantes e, em 2011, gerou redução de 28% no consumo de água e 43% no consumo de energia elétrica e também 100% de implantação do gerenciamento de resíduos nas escolas e na comunidade do entorno.

– Dia das Crianças

Com o objetivo de levar atividades recreativas, cidadania, cultura e conscientização ambiental para crianças das comunidades carentes localizadas no entorno da unidade fabril de Indaiatuba (SP), a Fundação Toyota promove o evento de Dia das Crianças.

O projeto é realizado no mês de outubro no Parque Corolla com atividades que despertam a conscientização ambiental e o respeito pelas pessoas e, desde 2007, já reuniu mais de 27 mil pessoas.

– Vitrine Cultural

Em Guaíba (RS), onde a Toyota possui seu centro de distribuição, a Fundação realiza o projeto Vitrine Cultural. A ação consiste no restauro da “Casa do Juiz”, que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca da cidade nas décadas de 60 até 90, para a instalação de um espaço aberto ao público que servirá de palco para exposições, lançamentos de livros, oficinas, palestras, entre outros. O objetivo do espaço é fomentar o desenvolvimento turístico e cultural da cidade, servindo de apoio aos visitantes como centro de informações turísticas da região.

– Toyota Trilhas Culturais

O projeto Toyota Trilhas Culturais teve início em 2012 como uma atualização do projeto Toyota Trilhas da Natureza, que era realizado desde 2009 e reuniu mais de 235 mil pessoas. O projeto visa promover um dia de evento gratuito em parques públicos das cidades onde a Toyota possui suas unidades: Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (Capital) e Guaíba (RS).

O projeto promove a democratização da cultura e a conscientização ambiental por meio de oficinas, jogos e atividades culturais, como apresentações de orquestra, teatro, música instrumental, bandas locais e um show de encerramento com uma grande banda do cenário nacional.

– Memória Local na Escola

Com o objetivo de promover o diálogo entre a escola e a comunidade, tornando os alunos da rede pública de ensino agentes da história do seu município, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o projeto Memória Local na Escola. Antes, em 2007 e 2008, o projeto era patrocinado pela montadora Toyota do Brasil.

A metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em diferentes produtos, como livros, revistas, cartões postais ou calendários. A ação já beneficiou quase 10 mil alunos, 718 professores e coordenadores e 245 escolas das cidades onde a Toyota está presente.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!