Projeto Toyota APA Costa dos Corais fará parte da exposição “Nosso verde também depende do azul”, que acontece durante a Rio+20

Releases
14.06.12

Na quinta-feira, 14 de junho, a SOS Mata Atlântica, parceira da Fundação Toyota do Brasil no projeto Toyota APA Costa dos Corais, chegará ao Rio de Janeiro com o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, que consiste em dois caminhões adaptados para promover palestras, oficinas, apresentações teatrais, jogos educativos, debates, exposições, entre outras atividades.

Entre os dois caminhões, há também uma tenda, de 150 m2, com a exposição“Nosso verde também depende do azul”. Ela trará um panorama geral sobre a zona costeira e os ecossistemas marinhos, as ameaças que essas áreas sofrem, os aspectos da conservação de áreas protegidas e a atuação da SOS Mata Atlântica nestas regiões, especialmente sob influência do Bioma Mata Atlântica.

Nessa exposição, um dos destaques será o projeto Toyota APA Costa dos Corais. A iniciativa, patrocinada pela Fundação Toyota, é realizada na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco, uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida.

Para completar a programação durante a Rio+20, o público poderá conferir o novo cenário interativo, com mesa multi-touch, iPADs e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Um dos caminhões conta ainda com um espaço fechado, com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.

Os caminhões ficarão estacionados na Rua do Russel, nº 1, no Largo da Glória, até o dia 24 de junho, promovendo atividades e atrações gratuitas com o público durante a Rio+20. O evento acontece das 11h às 18h no dia 14/6; das 10h às 18h de 15 a 21/6; e das 10h às 17h de 22 a 24/6.

Novo ciclo

O projeto já visitou 90 cidades brasileiras com o objetivo de levar mais informações sobre o bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. O Rio de Janeiro inaugura seu quarto ciclo anual, em que serão visitadas 14 cidades litorâneas, localizadas nos seguintes estados: RJ, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, SC e SP.

Esta nova fase do projeto tem como tema a região costeira e os ambientes marinhos e vai mostrar a importância do mar para a conservação das nossas florestas. A chegada ao Rio de Janeiro comemorará também o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 8 de junho.

Nesta nova jornada, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como encontros, debates, reuniões, treinamentos e cinema.

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma iniciativa que visa à conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, bem como toda flora e fauna da região. O projeto é realizado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA; o suporte e financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo e o empoderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsável dentro da área de proteção ambiental.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!